sábado, 5 de novembro de 2022

Snowdon - A montanha mais alta do País de Gales

Um lugar de paz e tranquilidade dentro de uma paisagem plena de Historia, assim é o Parque Natural Snowdonia.
Snowdon é o ponto mais alto de Inglaterra no País de Gales. Situado nas montanhas de Snowdonia, atinge uma altitude de 1.085 metros. É composto principalmente de ardósias e pórfiros que datam do Período Ordoviciano (490 milhões a 443 milhões de anos atrás). (O pórfiro é o produto de erupções vulcânicas antigas, com uma idade compreendida entre o Pré-Câmbrico e o Mesozoico. São do tipo ácido ou intermédio. Formaram-se provavelmente a partir de escoadas de lava muito extensas ou de explosões violentas de materiais eruptivos expulsos por vulcões de tipo fissural. Os minerais principais contidos nos pórfiros são o quartzo, os feldspatos alcalinos e a biotita. Entre os minerais acessórios figuram a hornblenda, várias plagioclásios, a magnetita, a apatita, o topázio e o zircão). A glaciação intensa afetou toda a localidade produzindo os cumes,os circos e numerosos pequenos lagos que se aninham nos vales inferiores de Snowdon.
A montanha é escalada por uma ferrovia de cremalheira que vai de Llanberis até o cume do Yr Wyddfa.
Há quinhentos milhões de anos atrás, Snowdon estava no fundo do mar, o que é evidenciado por fragmentos de fósseis de conchas que foram encontrados no cume. Snowdon está na extensão norte do Harlech Dome, considerado a característica física mais antiga de Snowdonia. Como rochas vulcânicas produziram algumas das características distintivas da montanha, e os vales próximos foram formados há milhões de degelos cavando a paisagem. Hoje as gaivotas sobrevoam as montanhas.
O nome em inglês, Snowdon, derivado do saxão "Snow Dun", que significa colina de neve. Em galês, a montanha é chamada Yr Wyddfa Fawr, que em inglês se traduz em Grande Tumba ou Grande Trono. Também era conhecido ao mesmo tempo como Carnedd y Cawr, ou o Cairn do Gigante. Galês é a língua materna da grande maioria das comunidades da Snowdonia e é falado por 58% da população do Parque.
Mais de 400.000 caminhantes vão à montanha todos os anos e são recompensados com vistas que se estendem por quilômetros e nós entrámos para estas estadísticas. Decidimos subir de comboio, pela experiência e porque nos disseram que é mais complicado subir esta montanha do que por exemplo os Pireneus ou os Alpes, não acreditei, mas queria muito subir no comboio e aceitei a sugestão da minha filha, em boa hora o fiz, pois o pouco que faltou até ao cume, custou-me imenso, não só a mim como a todos... o desnível é muito acentuado e o terreno bastante acidentado, mas as vistas dos picos circundantes, cumes irregulares, vales deslumbrantes e lagos são magnificas! Deixamos para trás o comboio e vou registando o momento, enquanto aproveito para recuperar forças para continuar a subida.
Aos poucosvamos deixando para trás o ponto onde o comboio nos deixou e o cume de Snowdon está mais próximo. Normalmente a viagem termina muito proximo do topo mas uma parte da via férrea encontra-se em obras o que me agrada fotogenicamente falando. Todos querem chegar ao marco e fazer uma selfie, é uma "procissão" mas nenhum de n´so desiste e é uma felicidade, como se tivéssemos subido ao cume do Evareste rss, sinto-me livre e muito feliz. Mas não sou a única! FrKzU0vKT0vBx1fBxlYBFO5L72Q5abaAMSuz884ItynUyGtmiWhV0dvCk0ihpTzEzTzG2QWqalGrbveFepvH4mfVh7ZYEXNxj7BKo_rJ1SdkmfLu96LJaOQm3bnALnNHLRmwoF0uuqVnN4RL1zaEyryayeFzg87gEF7dSvIfA_MjvOZshQ/s5184/IMG_3333.jpg" style="display: block; padding: 1em 0; text-align: center; ">
Após a meta alcançada é hora de retornar e desta feita a pé. Foram 10km de descida íngreme, os meus joelhos já se queixavam mas a paisagem valeu todo o esforço. Dizem que há mais ovelhas no País de Gales do que habitantes, isso não sei, mas são tantas que ao longe parecem pedras a pontilhar o solo verdejante das montanhas.
Foi mais um dia de férias magnifico!

Sem comentários:

Enviar um comentário