domingo, 6 de novembro de 2022

Menai Strait

O Estreito de Menai é um estreito de aguas pouco profundas com cerca de 25 km de comprimento, que separa a ilha de Anglesey do continente de Gales.
O Estreito foi formado através da erosão glacial da rocha e foi inundado após o fim da era glacial. Antes do Estreito ser dragado na era moderna, era possível caminhar através das Areias Lavan, localizadas a leste de Bangor, na maré baixa. O Estreito desempenha um papel importante na história do País de Gales não só por causa desse caminho, mas por causa da barreira física que apresenta entre Anglesey e o continente de Gales. A principal razão para isso são as marés perigosas que fazem com que correntes muito fortes fluam em ambas as direções através do Estreito em diferentes momentos. Uma das áreas mais traiçoeiras está localizada entre as duas pontes atuais, conhecidas como Swellies. Esta perigosa situação das marés fez do Estreito de Menai uma barreira significativa para exércitos interessados em tomar o norte do País de Gales e foi o local de uma das maiores vitórias galesas durante a guerra de 1282 contra a Inglaterra a Batalha de Moel y Don. Para conquistar o Estreito, o exército inglês construiu uma ponte de barcos que se estendia de Anglesey até o continente.
A ponte, que Thomas Telford audaciosamente projetou para facilitar a passagem do correio de Londres para Dublin, permitindo que os navios de vela da Marinha passassem por baixo do vão, foi chamada de Ponte Menai, em inglês.
A cidade existia muito antes da ponte e ainda é conhecida em Galês como Porthaethwy, que significa "balsa ou enseada (porth) de Daethwy". Daethwy era o nome de uma tribo que tinha um forte acima da cidade e estava associada a este ponto de travessia, o mais estreito do Estreito de Menai.
Em Galês, a ponte é Pont y Borth (Borth sendo abreviação de Porthaethwy). Enquanto os galeses nomearam a ponte em homenagem à cidade, os falantes do inglês deram o nome da cidade em homenagem à ponte! Ynys y Moch foi nivelado em 1818 para as fundações da torre da ponte. A primeira das correntes de ferro, para apoiar o convés da estrada, foi levantada em 26 de abril de 1826 por uma equipe de homens empurrando um cabrestante. O Cabrestante é um mecanismo utilizado nas antigas naus e constituído por um objecto de forma cilíndrica com um eixo vertical que accionado por vários homens permitia ajudar a levantar a âncora e outros corpos pesados utilizados nas antigas naus. Ambas as margens e muitos barcos estavam repletos de turistas, que aplaudiram quando Telford e seus colegas – no topo da torre Anglesey – acenaram com seus chapéus para sinalizar que a corrente estava no lugar. Os trabalhadores prontamente receberam cerveja. Três deles então caminharam até o continente ao longo da cadeia, que tinha apenas 23cm de largura e íngreme em cada extremidade!
Decidimos ir fazer um passeio de barco pelo estreito de Menai com o principal intuito e avistar avifauna e claro está, fotografá-la. Decidimo-nos pelo "cruzeiro" direcionado a fotografos, assim o dizia o site e lá fomos bem cedo cheio de espectatívas. Porém nem tudo que luz é ouro e não foi de modo algum o esperado. A embarcação não se aproximou o suficiente das aves, o barco até levantava voo de tão rápido ir e por isso tirando algumas curtas paragens, mesmo assim em que se fazia sentir uma enorme oscilação devido á ondulação, não consegui fotografar nada. Por isso, quem vai com o propósito de fotografar avifauna, esqueça, não vai conseguir. Costumo partilhar tudo com sinceriedade e assim o faço. Os bilhetes são puxados e por isso aqui fica a minha verdadeira opinião. Já se o propósito for navegar pelo Estreito, avistar avifauna ao longe ou as margens da vila, é sem dúvida um bonito passeio com historia, que nos foi relatada pelo guia.
Gostei muito de visitar a ilha Anglesey, passear pela Vila e o Castelo Caernarfon ( que fica para outro post) Foi um dia muito bem passado e o lugar é lindo!

3 comentários:

  1. BELAS IMAGENS - O MUNDO É MESMO BELO
    continuo apaixonada pelo mundo e em conhecer novos lugares sempre.
    Não consigo "entender" quem não gosta nem quer viajar...
    Tbm gosto muito de fazer passeios de barco por vários locais que visito, sempre é outra forma de olhar do mar para terra. ..."cruzeiro" direcionado a fotografos, nunca fiz...
    nisso já tenho a licenciatura - na forma de algumas empresas quererem enganar os turistas
    tal como aconteceu no vosso caso - embarcação não se aproximou o suficiente das aves, etc...
    Acho bem que assim o faças - partilhar tudo com sinceriedade, pois quem vier aqui ler ficará já elucidado do que poderá acontecer...
    Agora fiquei muito CURIOSA ao ler...e quero muito ver o próximo post - Castelo Caernarfon (que fica para outro post) porque eu também já lá estive e visitei esse castelo, bem como o outro lugar que falas no post anterior - tal como dizes ...o lugar é lindo - Snowdon é o ponto mais alto de Inglaterra no País de Gales. ADOREI visitar Snowdonia!
    Tenho que procurar essas fotos, já fiz tantas viagens que não me recordo em que ano foi, já é uma baralhação na minha cabeça. BOM ANO 2023

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kalinka, DESCULPA! Não tenho vindo aos meus blogues, as festas e outros assuntos pessoais não me tem permitido e por isso só agora vi a tua mensagem. Antes de tudo, desejo-te um excelente 2023 e que tudo te corra muito bem, que consigas concretizar todos os teus sonhos, sempre! Tal como tu, adoro viajar e não percebo quem não gosta, nada melhor que correr mundo, ver novas culturas ir á aventura e descoberta. Pois o passeio de barco foi bonito, mas podíamos ter ido num mais barato sendo que para fotógrafos nada tinha... vivendo e aprendendo... Sempre partilho tudo com sinceridade, para mim não faz sentido de outro modo, porque quando eu busco informação em blogues conto que sejam sinceros. Os blogues não são apenas para "mostrar" mas também para informar.
      Neste dia visitámos dois castelos e pretendo fazer post de ambos.. vim aqui precisamente para ver o que já tinha publicado, nem me recordava... a Joana quer um livro destas férias, assim como tb já fiz de Londres e os blogues ajudam-me a organizar-me, porque coom dizes, ás vezes encontrar as fotos é uma baralhação, imagino tu que viajaste muito e desejo que muito que faças mais viagens. Eu também desejo o mesmo para mim ;) Beijinho e obrigada pela visita.

      Eliminar
    2. Oh Kalinka, tu desculpa.. eu já tinha respondido a este teu comentário, um tempo depois é certo mas sim.. .ou será que escrevi tudo e não publiquei? o mais certo. Desculpa.
      Sem dúvida o mundo é tão belo que eu tenho sede de o ver todo antes de terminar a minha viajem... assim como tu. Que Deus nos deixe fazer o que tanto gostamos.
      Pois eu tento sempre passar a verdadeira experiencia que vivi, uma das funções dos meus blogues é a partilha e claro para mim mesma, para reviver...
      Já postei o Castelo... e agora vim aqui precisamente para ver onde tinha "parado" para continuar...Já me conheces.. abraço muito mais do que cabe nos meus braços ehe mas sou felizes assim...
      Tenho tb de passar pelos teus blogues, porque já sinto vontade de viajar através do teu olhar.
      Beijinho e tudo de bom
      Obrigada!!!

      Eliminar