sábado, 22 de outubro de 2022

Trevor Basin

A UNESCO descreveu-o como Patrimônio Mundial, "uma obra-prima de gênio criativo". Onze milhas do Canal Llangollen são uma peça notável do patrimônio industrial e de engenharia composta por aterros, túneis, viadutos e aquedutos, incluindo o impressionante Aqueduto Pontcysyllte e 31 outras estruturas listadas. Toda a extensão do local também foi designada como Monumento Antigo Programado de Importância Nacional e uma Área de Excepcional Beleza Natural. Destes trinta e um, visitámos somente dois e claro que ficou vontade de conhecer os outros.
Tinhamos alugado um apartamento em Betws-y-coed, País de Gales, nós e a nossa filha, num lugar estratégico para visitarmos o programa que ela preparou para as nossas férias. Com o intuito de aproveitarmos bem o tempo, na viagem de Reading ao alojamento, fizemos uma paragem para visitar dois destes aquedutos. A Intenção era mesmo andar de barco num deles, mas acabámos apenas por os explorar caminhando e aproveitámos melhor o tempo.
Chegámos a Trevor Basin. Inaugurado em 1805 no extremo norte do Aqueduto Pontcysyllte e da linha principal do Canal Ellesmere. Formava o ponto de junção com o caminho de ferro Ruabon Brook, um percurso duplo, com três milhas de comprimento (quase cinco km), que continuava a linha destinada ao canal para o norte e servia o campo de carvão de Ruabon. Foi projetado por Thomas Telford e ainda é um cais muito movimentado para embarcações de recreio. Uma antiga linha férrea está no cais ocidental e uma importante ponte de ferro fundido cruza o ponto médio do canal.
Atravessámos o canal a pé, ida e volta e fomos procuar outro que na verdade era o único que pensávamos visitar. Este canal é, relativamente curto, mas muito bonito. No final do mesmo encontra-se a ponte férrea e algum comercio e casas de habitação.
Foi uma boa experiencia.

4 comentários:

  1. Um roteiro muito cativante! As belíssimas imagens apelam assim como a narrativa! Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante.
    Bom fim de semana, amiga Ana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada amigo Jaime.
      Desejo um excelente 2023.
      Tenho andado fugidia e só agora vi o seu comentário.
      As minhas desculpas.
      Beijos

      Eliminar