domingo, 8 de agosto de 2021

Branda de Santo António


Quando viajamos para um lugar desconhecido, nunca sabemos o que esperar  e é exatamente esse ponto que confere a felicidade do momento.


Na freguesia de Riba de Mouro em Vale de Poldros, a 1100 metros de altitude, existe uma aldeia de montanha conhecida como Branda de Santo António. 



Por volta de 1990 os últimos habitantes desta povoação, um casal de Brandeiros acabou por se render á solidão deixando o local conhecido hoje como a "Aldeia dos Hobbits".  

Após algum tempo, este local voltou a ter vida. O Sr. Fernando Gonçalves, único habitante e proprietário do restaurante local, instalou-se na Branda e por incrível que pareça este lugar "abandonado" enche o restaurante ao fds, sobretudo no mês de Agosto. Com a divulgação da Branda, o turismo começou a surgir, quer pela curiosidade de conhecer a pequena aldeia ou simplesmente para um almoço tradicional. Hoje, existe até um alojamento local. Porém quando a visitámos, esta encontrava-se vazia. 





Uma Branda (aldeia sazonal) é um lugar de montanha usado pelos pastores e o seu gado nos meses de temperatura mais elevada com o intuito de proporcionar o melhor pasto aos seus animais.

De origens remotas, provavelmente da idade média, de construção rudimentar, possuem uma planta quadrada ou retangular. São construídas em alvenaria sem argamassa e  lages de xisto, servem de estrutura às portas. O telhado cônico é construído em filadas de xisto criando uma falsa cúpula,  sendo a mesma coberta por terra dando origem ao crescimento de vegetação que acaba por ter a função de impermeabilização. Um trabalho não de engenharia ou arquitectura mas sim de grande mestria popular. As primeiras construções eram apenas de um piso, posteriormente foram contruídas as de dois andares onde o piso inferior seria para o gado e o superior para o pastor.     









Este tipo de construções tem o nome de Cardenhas



       


5 comentários:

  1. Olá Ana Simões. Estive lá em Abril e fiquei impressionado com as Cardenhas. Gostei de rever o local através das suas fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, eu adorei descobrir mais um pouco do Alto Minho.
      Muito obrigada pela visita e palavras.
      Boa noite 🙂

      Eliminar
  2. Realmente o nosso país está cheio de lugares encantadores. Obrigada pela partilha,fiquei a conhecer mais um bocadinho do nosso Portugal. Boas jornadas. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria Caldeira, peço desculpa pelo atraso da resposta, mas nem sempre condigo dar a atenção que gostaria aos meus blogues...
      Bom domingo!

      Eliminar
  3. Fantástico e só temos a agradecer a divulgação de belos locais com fotos notáveis! Beijinho Ana.

    ResponderEliminar