quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Anta da Barrosa

 


A tarde estava quente e de manhã tínhamos feito um percurso pedestre que me deixara cansada. Percorríamos a estrada lentamente observando as indicações turísticas em busca do que visitar e eis que do nada, numa estrada principal,  nos aparece uma  placa onde se lia " Anta da Barrosa", estávamos no meio da R. Miguel Bombarda em Vila Praia de Âncora com prédios de ambos os lados. Um pouco incrédulos, por estarmos habituados a encontrar este tipo de monumentos megalíticos em terrenos descampados,  estacionámos o carro e eis que dentro de uma zona bem cuidada e murada avistamos a Anta da Barrosa  também conhecida como Dólmen da Barrosa ou ainda Lapa dos Mouros. Entrámos e encontramo-la perfeitamente conservada. Nada indica que por este conjunto de pedras erectas que sustentam o "tecto" e abrigavam  ilustres defuntos, tenham  passado milhares de anos de cultura e  historia.  Tento imaginar quantos braços terão sido necessários para a construção deste "templo"... uma obra de engenharia sem engenheiros, terá sido o inicio da religião? Estas perguntas ás quais não sei responder é que me impulsionam  a visitar lugares como este que sem dúvida, foram o inicio do rumo à civilização.

Um pouco da sua história: Texto adaptado do site "Visitar Portugal" 

Foi descoberta no anos de 1910 e logo declarada Monumento Nacional, Pressupõe-se que seja datada do ano 2000 a 1700 aC. (Idade do Bronze). Trata-se de uma câmera poligonal de consideráveis dimensões formada por oito esteios e uma lage a fazer de cobertura. Foram encontrados vestígios da época romana entre o séc I e II dC.  

 Portugal tem alguns dos Monumentos Megalíticos mais antigos da Europa.






2 comentários:

  1. O local é muito acessível. Mas acho que não tem muitos visitantes.
    Continuação de boa semana, amiga Ana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Jaime, pois não sei se por falta de interesse, se porque de facto estava um calor abrasador.. a verdade é que o recinto estava completamente vazio.
      Beijo amigo.

      Eliminar