domingo, 10 de outubro de 2021

Uma inesperada passagem por Baiona


Não estava nos nossos planos sair além terras de Portugal e com toda a sinceridade nem nos sabíamos tão próximo desta Vila á beira-mar tão animada em época balnear. 

Saímos, para férias sem a "lição" estudada e, devido a diversos factores, decidimos ir ao sabor do tempo e do destino e sendo assim, todas as manhãs procurávamos na web um novo destino e foi assim que vendo umas fotos das Ilhas Cies e a indicação de um miradouro para as mesmas, decidimos explorá-lo. Como não conhecíamos o lugar, ficámos posteriormente a saber que poderíamos ter seguido um pouco mais adiante que muito mais havia para ver, como por exemplo, o Cabo Sileiro, do qual estivemos  a escassos metros, conseguindo mesmo fotografa-lo sem saber do que se tratava.  De facto, nada como levar tudo planeado... porém dou graças por tudo que vi. Foi um dia fabuloso! 

Após o pequeno almoço, fizemo-nos á estrada e a visão da costa marítima era deslumbrante, a certa altura  ao longe avistam-se a ditas Cies e eu, como sempre que descubro algo novo, sinto um sentimento de felicidade invadir o meu corpo e um frenesim no dedo indicador que não me deixa parar de "clicar" no obturador da maquina fotográfica, fotografando sem parar, como se quisesse aprisionar estes momentos e levá-los comigo para sempre... e de certo modo é o que acaba por suceder.

Parámos no Mirador Del Thalassa com vista para as Ilhas Cies, também conhecidas  como "Ilhas dos Deuses", a vontade de as visitar era gigantesca mas devido à situação pandémica, evitávamos ao máximo o contacto humano e ficou a célebre frase já tão batida por nós "um dia a gente volta"!

Contentamo-nos com a simples contemplação da sua majestosa silhueta no meio do oceano. Gaivotas e corvos marinhos povoam as rochas e ou fazem voos rasantes como que num jogo desafiando o mar. Aqui e acolá um pescador tenta a sua sorte, pequenas embarcações deslizam pelo azul das águas e nós encantados com a Natureza que sempre nos consegue surpreender, admiramos a linda Baía.







A vontade de conhecer a Vila de Baiona era muita, mas isso ficaria para outra ocasião e nem fiquei triste porque logo encontrámos uma forma de continuar o nosso dia. Iniciámos o percurso pela imponente muralha do Castelo de Monterreal, hoje Parador Nacional de Turismo de Baiona. São 3Km de Muralha construída no séc. XIX que percorremos calmamente desfrutando das magnificas vistas. 










 Demos por terminado o passeio mas não sem antes eu molhar os pés, já que o fato de banho tinha ficado no alojamento...






 Baiona, uma vila medieval que nos encantou e nos deixou com vontade de um dia regressar. 



 





Sem comentários:

Enviar um comentário