terça-feira, 3 de novembro de 2020

(Re)descobrindo a Serra da Lousã - Passadiços da Ribeira de Quelhas


 Entre 2/3 a 5 de Outubro, foram muitos os portugueses que, aproveitando o feriado, partiram em busca de algo diferente da sua rotina habitual e nós não fomos excepção. Porém,  devido ao estado pandémico que se encontra o país e o mundo, decidimos remar um pouco "contra a maré" a fim de não encontrarmos grandes aglomerações, começo a sentir-me um pouco antissocial mas se é necessário, assim o farei.  

Na madrugada de sábado, por volta das 4:30h,  partimos em direcção à Serra da Lousã,  pernoitamos apenas uma noite e regressámos a casa são e salvos de pulmões oxigenados mente leve e corpo renovado. 

O dia amanhecera chuvoso e assim permaneceu, salvo algumas abertas, se por um lado nos desagradava caminhar debaixo de chuva miudinha, por outro era certeiro que seriam poucos ou nenhuns a se aventurarem como nós.

Estrategicamente construídos, junto à aldeia de Coentral, os Passadiços da Ribeira de Quelhas,  acompanham a mesma revelando e mantendo toda a beleza natural intacta. A estrutura de madeira (1200mt)  que se funde com a paisagem proporciona uma caminhada entre fragas de xisto e granito permitindo descobrir este bonito recanto da Serra da Lousã.

 A rudeza das imponentes fragas alertam-nos para a importância da preservação da Natureza e recordam-nos  que há territórios onde o homem não deve interferir.  Locais que pela sua beleza selvagem, quase virgem, têm de ser somente admirados. Resta aos visitantes não deixarem nada mais do que as suas pegadas e o seu olhar...


À entrada uma placa indica o caminho, ficámos curiosos com o "Percurso do Camelo" um dia regressamos para o descobrir. Agora era hora de aproveitar a aberta que S. Pedro nos tinha dado. São mais de mil degraus a subir e claro a descer.
Logo no início do percurso avistamos a ribeira onde a agua corre  num caudal não muito elevado, decerto que após as chuvas as cascatas que avistámos pelo caminho serão mais imponentes, ainda assim adorámos conhecer os Passadiços da Ribeira de Quelhas e como já habitual em nós, terminámos o passeio com a frase  do costume; um dia voltamos! 




















 





4 comentários:

  1. Acho que me fico pelas belíssimas fotos pois são muitos degraus...obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim são muitos mas não precisas de fazer todos ;) Obrigada amiga, beijinho

      Eliminar
  2. Não conheço e fiquei com curiosidade de lá ir, face á bela reportagem apresentada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Armando, desculpa, tenho estado afastada do PC e não tinha visto os últimos comentários... Quando puderes vai que é bonito!!! Beijinho

      Eliminar