domingo, 8 de novembro de 2020

(Re)descobrindo a Serra da Lousã - Baloiço de Trevim

 


Os dias são pequenos nesta altura do ano,  após percorrer os Passadiços da Ribeira de Quelhas fomos até ao alto da Serra onde o Baloiço de Trevim espera por todos, crianças, jovens ou adultos, que como eu,  desejam sentir por uns minutos a meninice que já passou. A Paisagem é linda, ao longe,  duas cordas já gastas seguram uma simples tábua de madeira e eis o baloiço que me transportará á infância. Não está ninguém presente naquele momento tornando-se o meu momento.   Chego mais próximo,  o silêncio estabelecido é quebrado pela minha voz alegre,  pela lembrança de tempos idos. O baloiço é alto para mim e entre tentativa e erro e muita risada conquisto finalmente o lugar e sinto a alegria de viver a vida no seu auge. 

Ao longe pessoas aproximam-se, também elas desejam sentir o espirito da criança que todos temos em nós. 

A chuva continua a fazer-se sentir presente, eu teimo em querer ficar para registar o pôr do sol,  ali naquele lugar mas o mesmo fecha-se entre  nuvens, não há nada que eu possa fazer. Dirigimo-nos ao carro é hora de agradecer este dia e seguirmos o caminho da nossa própria vida. O dia foi maravilhoso e estou imensamente grata.






Sente! 
Já foi sente de sentar, era o antigo baloiço da Serra da Lousã que sucumbiu ao peso de tantos se sentarem, hoje ali no chão encostado a um tronco passa despercebido aos mais distraídos ou a quem não sente realmente a Natureza.


Sentei-me... senti uma chuva miudinha que me refrescava o rosto, não que eu precisasse pois o vento soprava frio e cortante. 
Senti a paz que sempre sinto nestes lugares, senti a felicidade do momento e um momento pode ser eterno... 









Dentro do carro apercebemos-mos que as cordas do baloiço estão a ser trocadas, decidimos regressar na manhã seguinte


O baloiço estava é minha medida e só para mim... balancei até me cansar...






2 comentários:

  1. Não tenho andado por blogues de ninguém...
    mas, hoje fiz as pazes com a blogosfera e decidi passar em alguns blogues, o teu é um deles

    Apercebo-me que foste passear em NOVEMBRO
    não sei como conseguiste,
    pois tenho uma reserva de hotel que esteve marcada para o fim de semana 31/Out-1/Nov
    e ainda não consegui ir...
    todos os fins de semana é PROIBIDO sair dos concelhos...e vou adiando e adiando, até não sei quando!

    Verdade...os dias são pequenos nessa altura do ano,
    eu quando ando sozinha pelas 16h 30m regresso ao Hotel e nada mais visito, perdem-se muitas horas

    Tenho reparado pela net que os baloiços estão na moda!
    Foste ao Baloiço de Trevim

    por palavras que deixaste num comentário num dos meus blogues:
    escolha deles problema deles
    Hoje em dia não é bem assim, o pior é que escolhas erradas e de muita irresponsabilidade
    têm dado mau resultado a milhares de pessoas inocentes, infelizmente

    estou saturada de cumprir a 100% as ordens do confinamento
    e ver que só 35% das pessoas o fazem,
    as outras estão a brincar com uma situação perigosa e fatal
    a irresponsabilidade das pessoas deixa-me irritada,
    enervada, tira-me do sério!

    Por isso a minha saturação
    não saio, não vejo ninguém, não convivo, etc
    e a minha depressão piora de dia para dia.

    caso queiras ver novos e mais recentes posts
    podes fazê-lo aqui:
    http://orientevsocidente.blogspot.com/
    (praia de água transparente)

    http://pensamentosimagens.blogspot.com/
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

    um beijinho e o começo de uma semana feliz
    Tulipa
    Bom Domingo.

    AH aqui também:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tulipa, eu não tenho andado zangada com a blogosfera mas tb ando afastada... Obrigada pela visita e desde já as minhas desculpas, tinha alguns comentários que nem tinha visto em vários blogues e o teu é um deles.
      Sim fui passear nos dias que antecederam o feriado de 5 de Outubro e nessa altura não era proibido sair do concelho senão nunca teria ido, nem teria encontrado tanta gente no dia 4, o que nos fez desviar para lugares não tão procurados pelos "turistas" Não sei se no fds que falas da tua reserva havia restrições... eu fui durante a semana.
      Verdade, estamos nuns anos difíceis, muita dor, emocional e até fisica...muito triste o que se vive no mundo...

      não prometo ir já, mas um dia regresso ao meu ritmo e irei visitar os teus blogues sim.
      Obrigada! Beijinho grande e muita saúde.

      Eliminar