domingo, 9 de abril de 2023

Cegonha Branca no Cabo Sardão - Portugal

Ao visualizar uma foto de 2013, em que fotografei as Cegonhas no Cabo Sardão com as crias, fez-me querer voltar aquele lugar. Já o revisitei mas nunca em época de cegonhas. Levantámo-nos bem cedo e partimos. O dia começava a amanhecer quando atravessávamos a Ponte Vasco da Gama, mesmo dentro do carro faço um clik para registar o momento. Pelo caminho vou ansiosa pela espectativa se iria ou não encontrar o que me tinha feito madrugar.
Fizemos a viagem sem parar, eu queria chegar ao local com boa luz e para mim já ia tarde... mas mesmo assim não resisti a fazer duas curtas paragens; para registar o amanhecer e um fenómeno natural que sempre é lindo de se ver.
Chegámos e lá estavam elas, sozinhas no seu ninho e nós sem sabermos em que fase se encontrava o ciclo de procriação. Comecei a foogorafá-las assim como á paisagem e já quase a vir-me embora e depois de algumas já se terem colocado de pé e não se avistarem ovos, eis que me apercebo que um dos ninhos já tinha três ovinhos, sendo que podem colocar de três a seis ovos por época de produção e que as outras ainda não tinham ovos alguns, leva-me a crer que estes são recentes. Trinta a trinta e sete dias, mais ou menos, é o tempo que os mesmo levam a eclodir, assim sendo e porque pretendo acompanhar e registar todo o processo, daqui a umas cinco semanas a aventura repete-se. Mal posso esperar...
A Cegonha Branca passa o Inverno por terras de África e regressa todos os anos por altura da Primavera para a reprodução. Cada cegonha pode colocar de três a seis ovos e após um pouco mais de um mês nascem as crias que permanecerão no ninho por cerca de três meses. Os progenitores reversam-se a fim de assegurarem a sua alimentação e das crias. O Cabo Sardão situado na Costa Vicentina, é o único local, que se tem conhecimento, onde as cegonhas nidificam nas rochas.

4 comentários:

  1. Obrigada pela informação já lá estive em 2005, imagina!!!! isto é passando por lá todos os anos..... era Julho mas só vi casais...... belíssimas fotos..... já a hora de acordar bem não é para mim .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha linda, ando tão ocupada que nem leio os comentários... pois eu sei, a madrugadora sou eu :-) Quero ver se sigo todo o processo a ver... a Joana está a chegar.. as actividades Actis e extra Actis não param rss mas não queria perder. Beijinho grande!!!

      Eliminar