quinta-feira, 21 de abril de 2022

Aguas Tuertas

Julho 2016, levantámo-nos cedo e partimos em direcção ao Parque Natural Valles Occidentales. Deixámos o carro junto à floresta de Oza e só depois de percorrermos um bom pedaço de caminho encontrámos o estacionamento de Guarrinza no vale do rio Aragón Subordán, o último ponto onde os carros podem chegar. Teriamos poupado alguns kms mas o erro estava feito e foi seguir em frente em direcção ao Vale, descobrindo a paisagem e em busca dos Dólmens que se encontram "perdidos" nesta mansidão. Depois de uma subida ligeira, como em quase todos os percursos de montanha, chegámos ao local onde derivam diversos percursos, nós já tinhamos decidido que íamos até ao dólmen Achar de Aguas Tuertas e foi essa a indicação que seguimos, o percurso GR11. Chegámos ao típico vale glacial em forma de U, cercado por picos de mais de 2.000 metros. O rio Aragón Subordán percorre o vale formando curiosos meandros, onde aproveito para me refrecar, mas antes de entrar no vale, procurámos o dólmen de Achar de Aguas Tuertas, admirámo-lo e claro, fotografámo-lo, subimos o pequeno Puerto de Escalé para desfrutar das fabulosas vistas do vale, ficámos ali, contemplando a Natureza e por fim iniciámos o caminhos de volta. A meio do percurso, assitimos a algo que nos impressionou, uma vaca morta encontrava-se deitada sobre a terra seca, aos poucos a manada que se encontrava próximo, foi-se chegando e uma a uma, paravam junto ao corpo por um breve momento, soltavam um mugido ruidoso e seguiam caminho, eu não sei a razão, mas interpretei como um "ritual" funebre... depois, aos poucos começaram a chegar os abutres que ao alimentarem-se iriam cumprir uma importante função para o bem estar do nosso planeta. Na Natureza tudo está equilibrado, tudo é perfeito... pena que nós estraguemos tudo.

7 comentários:

  1. Que lugar maravilhoso!!! Adorei o texto e as fotos, claro, como não podia deixar de ser!Lindíssimas!!!Que aventura a dois tão libertadora. bjs. (Mide)

    ResponderEliminar
  2. Belíssimas paisagens. Gostei de ver.
    Continuação de boa semana, amiga Ana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Que beleza de report! Parabéns pelas fantásticas fotos...adorei! Nunca ouvi falar deste local e fiquei a conhecer...beijinhos Ana,

    ResponderEliminar