domingo, 13 de setembro de 2020

Ruínas do Prazo

 


Vestígios ancestrais com uma extensa cronologia que vão da Pré-história passando pela Idade do Ferro, à época Romana, ao período Paleo-cristão, da era Medieval ao homem moderno. Um acervo que reúne quase todos os períodos da história da humanidade. Um lugar fantasma carregado de história, assim é a Estação Arqueológica do Prazo em Freixo de Numão. Outros achados arqueológicos podem ser observados no Museu de Freixo de Numão, assim como fazendo,  por complecto, o Circuito Arqueológico de Freixo de Numão. 

Os montes pincelados de verde dos vinhedos, das oliveiras, amendoeiras entres outras espécies arbóreas, guardiões de culturas distintas, destacam-se pela beleza paisagística. A seus pés o rio Douro segue o seu curso tranquilamente e eu sinto-me presenteada por Deus por poder contemplar este achado.

Orientados pelo GPS seguimos a EN222, uma estrada que nos presenteia com paisagens de encanto /penso fazer um post só sobre esta/ a dada altura recebemos a indicação de virar à esquerda e aventura-mo-nos por uma estrada de terra batida, avisto a placa informativa e logo de seguida uma voz robótica avisa a chegada ao destino. Estacionamos o carro e a primeira visão que temos é de uma pequena capela, "Capelinha de São João do Prazo" uma edificação recente construída sobre a inscrição "IOANNIS".


Descemos um pouco e temos uma visão de um labirinto de muros, a mim fascinam-me. Lamentavelmente não disponho de nenhuma informação, alguns painéis informativos elucidam-nos vagamente sobre o que avistamos... percorremos aqueles caminhos com a certeza de os mesmos serem testemunhos de outros povos, outros costumes, outros cultos que não se podem fotografar apenas, dificilmente, imaginar.










Um pouco mais adiante encontramos as Ruínas de Rumansil, o restante circuito ficou para uma futura visita ao Douro. 






2 comentários:

  1. Que lugar mágico absolutamente desconhecido para mim, uma vez mais constato que muitas vezes conhecemos melhor as coisas que estão além fronteira que as nossas cá dentro, mas penso que também será porque, além fronteiras, há uma maior preocupação em cuidar e preservar o Património, aqui pelo que vi destas fotos maravilhosas é que aquilo está tudo para ali ao Deus dará, aliás em França e mesmo Espanha, tu não andarias por ali sem pagar.......mas quando pagas, tens papelinhos na mão com toda a informação do que vais ver........Belo texto, boa descrição, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga, pela visita e palavras.
      Verdade! Infelizmente em Portugal parece haver pouco interesse na divulgação do Património... eu preferia pagar, como em Conimbriga por ex. e ter mais informação... mas também compreendo que se calhar o turismo não chega aqui como seria desejado e por isso é complicado investir... por outro lado se investissem, se divulgassem provavelmente chamaria turistas e todos da região ficariam a ganhar.
      Beijinho

      Eliminar