quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Mére de Glace


Este relato da nossa visita a um glaciar, mesmo que pequeno " Mére de Glace” é o maior glaciar da Europa, contém uma parcela de satisfação e alegria, mas também uma boa dose de tristeza pela realidade muitas vezes omitida ou disfarçada: _ O aquecimento global e por consequência a deterioração do nosso Planeta.


Mére de Glace é por si só um pequeno mundo no espaço e no tempo.
Situado a 1.200 metros do nível do mar, nas encostas a norte do Monte Branco, oferece-nos a magnifica experiência não somente de o ver, mas de o penetrar ingressando numa viagem a um mundo gélido, azul e belo. 




Para chegar ao Mére de Glace apanhámos o pequeno comboio que parte de Chamonix (Gare du Montenvers) até Montevers.




 Ao chegar, um teleférico transporta-nos à Galeria.  Aí, encontramos um pequeno museu geológico que apresenta uma colecção dos melhores espécimes de cristal do maciço do Mont Blanc.


Existe também um restaurante "Le Panoramique Mer de Glace" com uma belíssima esplanada e o Miradouro de Montenvers




 Para chegar ao interior do glaciar, uma gruta escavada pelo homem todos os Verões, há que descer 430 degraus. 


A cada lance de escadas placas informativas mostram-nos um pouco do glaciar perdido.


 É alarmante tomarmos consciência de quanto nos últimos anos o mesmo diminuiu.  A descida abrupta e fotografias antigas são a prova viva que o glaciar está a morrer. Lá ao fundo ele espera por nós.



É praticamente impossível não imaginar a beleza do azul glaciar rodeado de um manto branco imaculado da neve, ao invés o que observo é um mando poeirento que cobre a neve pintando-a de cinza.  É certo que estamos em Julho, acredito que nos meses de Inverno esta paisagem fique alva e nevada. 


Chegámos e uma vez lá dentro troco o pensamento "rapidamente destruído" por” lentamente reparado" utópico?... 





Estar dentro de um glaciar é uma experiência única e fascinante que devia ser preservada para todas as gerações futuras. Mére de Glace, aos meus olhos, não é uma mera atracção turística, é sim um confronto com a realidade entre o homem e o seu habitat.  É uma aventura sem descrição. 
Fecho os olhos, esqueço o frio e sinto-me envolvida num esplêndido mundo perfeito




Fundado em 2012, está aberto diariamente durante o Verão (início de Junho a finais de Setembro). 
O Mére de Glace apresenta uma exposição inteira dedicada ao estudo dos glaciares. Apresentações interactivas e educativas contam-nos um pouco da sua história, como se formam e também como pode ser um indicador climático, como será o seu futuro, o que o habitou no passado...


Um glaciar é um exemplo vivo que nos diz que a Natureza é muito especial e merece o cuidado de todos nós. É a memória do Planeta e da vida na Terra!


De volta a Chamonix, aproveitamos para conhecer esta pitoresca cidade.  















1 comentário:

  1. Que maravilha! Tão belo tudo, tenho muita vontade de regressar a Chamonix, só lá parei 1/2h mas ao glaciar contento-me com as tuas fotos já que essas escadas não são para mim...... mas fiquei maravilhada com as fotos e com as palavras....beijinhos

    ResponderEliminar