quarta-feira, 3 de abril de 2019

As Cegonhas de Alfaro


Alfaro Cidade das Cegonhas


Colegiata de San Miguel 

Alfaro, cidade localizada no extremo oriental de La Roja, junto a La Ribera Navarra, comporta a maior colónia de cegonha branca urbana.
la Colegiata de San Miguel, o maior templo de La Rioja, com um perímetro de telhado de 3.000 metros quadrados, é o local escolhido para a sua reprodução anual. 
São cerca de 700 indivíduos desta espécie que nos últimos anos fazem a sua migração para esta cidade.
Estas aves vivem cerca de 20 a 30 anos, sendo uma espécie monógama, permanece fiel durante toda a sua vida. Porém,  em Alfaro, devido ao elevado numero da colónia, o seu comportamento tem sido uma verdadeira aula de conhecimento biológico e cientifico da espécie. É que aqui,  tem-se observado diversas mudanças no seu comportamento, nomeadamente nos aspectos territoriais e de monogamia que as caracteriza. A proximidade que existe entre os ninhos proporciona que as crias mudem de ninho com frequência, esta proximidade por sua vez, provoca nas cegonhas adultas fortes tendências cleptómanas apropriando-se dos materiais que constroem os ninhos vizinhos.






 A proximidade  da Reserva Natural  de los Sotos del Ebro e a arquitectura barroca de La Colegiata de San Miguel, assim como a tolerância dos habitantes de Alfaro, proporcionaram à cegonha branca um lugar de eleição para a sua reprodução. Pensa-se que será a maior colónia do mundo a viver  sobre um edifício. E por essa razão a Direcção Geral do Ambiente, todos os anos se ocupa pela limpeza da Colegiata, assim como colocou em prática um plano de manutenção a fim da não deterioração do Templo. 

 







Visitámos Alfaro no mês de Julho, as crias eram já jovens adultos e estavam quase prontas a partir. É em Agosto que começam a sua emigração, dependendo do clima e da disponibilidade de alimento. Hoje com as novas tecnologias, sabe-se que o numero de cegonhas que passam todos os anos o estreito de Gibraltar são mais de 11.000, todas procedentes da Europa ocidental. Em 2012 foi colocado nas cegonhas de Alfaro  um emissor satélite para estudar o seu rumo migratório, graças ao GPS sabemos hoje que muitas cegonhas da zona da Rioja invernam no Senegal, tendo de voar 3,400 km. Partem nos finais de Agosto e regressam em Fevereiro ou Março depois de passarem cerca de 180 dias longe da sua cidade natal. Primeiro vem o macho que se apodera do ninho dos anos anteriores, após poucos dias chega a fêmea e o ritual recomeça. 

As cegonhas alimentam-se de insectos, répteis, roedores, peixes... e começam as reconstruções do seu ninhos em Fevereiro, altura da poda dos pomares, aproveitando os galhos das árvores. 
Desta maneira o agricultor Alfareño dá-lhes  as boas vindas considerando a ave da boa sorte.



Esta jovem cegonha que começava a descobrir o mundo, estava muito intrigada com a minha maquina fotográfica.


Em Alfaro, cegonhas e humanos coabitam em harmonia.

4 comentários:

  1. que maravilha de fotografias e interessante descrição, adorei, beijinhos.

    ResponderEliminar