quarta-feira, 13 de junho de 2018

Suiça - Atmosfera Medieval



Apesar de  darmos preferência à Natureza, temos imposto a "regra" de visitar  pelo menos uma cidade  a cada road trip e no ano de 2017  Berna, capital da Suiça e Património Mundial da UNESCO foi a escolhida.

 Fundada em 1191, Berna já era a cidade mais poderosa a norte dos Alpes, porém em 1405 um violento incêndio destruiu grande parte da urbe, a sua reconstrução começou de imediato e a madeira foi substituída por arenito, sendo hoje uma das características mais marcantes do centro histórico.
Com  seis km de Arcardas a cidade possui uma das mais longas avenidas comerciais da Europa. Ao longo, contam-se mais de cem fontes, cada uma mais bonita do que a anterior que nos contam histórias ou lendas preservando a memória dos heróis da idade média.

A Torre do Relógio _ Há que acertar o relógio e apressar a passada a fim de chegar à Torre um pouco antes de cada hora certa e assistir ao espectáculo que reúne a cada hora dezenas de pessoas. Com cerca de seiscentos anos, esta Torre,  terá servido de prisão., abaixo da mesma encontra-se um relógio astronómico que conserva o mecanismo original construído entre  ( 1527-1530)  com as suas figuras mecânicas prontas a contarem-nos uma historia.

Em torno de Berna as águas que descem dos Alpes numa tonalidade azul turquesa  formam o rio Aare e conferem uma beleza singular à cidade convidando a um passeio à beira rio.

Na  Rua Kramgasse, nº49 num modesto 2º andar,  viveu o génio da física, Albert Einstein. Hoje é Casa Museu e conserva alguns pertences do físico.

O Parque dos ursos é outra atracão da cidade, os animais possuem uma vasta área onde podem ter a sua privacidade.  Conseguimos visualizar um que, me parece, está ambientado à presença humana.

A Catedral, o Parlamento, os jardins, a Central hidráulica e muito mais  convidam a uma visita a este bonita cidade medieval.


Praça do Parlamento e Parlamento




Rio Aare, Central Hidráulica e ao fundo a Catedral 




Ponte sobre o Rio Aare



A caminho do Jardim das Rosas e do Parque dos Ursos 


Ponte Nydeggbrucke que une a parte  velha da cidade,  à parte nova


 As Arcadas 


As Fontes



A Torre do Relógio e o Relógio Astronómico 



A Catedral





Os Ursos





2 comentários:

  1. Gostei de ler o início do teu texto:
    Apesar de darmos preferência à Natureza, temos imposto a "regra" de visitar pelo menos uma cidade a cada road trip (UAU... road trip...)
    e no ano de 2017 Berna,
    capital da Suiça e Património Mundial da UNESCO foi a escolhida.

    Acho que nunca estive em Berna
    ou se estive foi de "passagem"
    porque as minhas viagens em circuito são muito diferentes das tuas, a "dois"

    A Torre do Relógio - já conheci algumas bem idênticas!

    Que novidade...não sabia que existia um Parque dos ursos...
    Conseguiram visualizar um...aonde?
    Fora do parque?

    Obrigada pela tua partilha e contigo fiz uma visita virtual
    a esta bonita cidade medieval.

    Também tenho posts novos nos meus blogues. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Tulipa.
      Tenho muita saudade de partilhar os diversos locais que temos passado, este ano outra viagem de carro, outras aventuras e as fotos ainda por ver... :( .
      Este ano tb conheci mais um relógio astronómico semelhante, Na Alemanha mas confesso agora não em recordo a cidade... Rothenburg of the tauber ... creio.. as fotos irão ajudar-me depois.
      Sim o teu tipo de viagem que fazes, que já tive o gosto de fazer tb, são diferentes mas não menos interessantes.
      Tb desconhecia e só descobri no dia. a Urso que vi é o da foto , está no parque mas este vem a uma zona onde existe uma "varanda redonda" e é possivel observá-los, creio quer comidinha rss. Vi outros ao longe... e li sobre a historia destes ursos mas esqueci...
      Obrigada eu pela visita. Tb já viajei muito contigo através do teu olhar e palavras. Espero em breve voltar aos teus posts... não prometo quando... mas um dia eu volto e com assiduidade. Beijinho

      Eliminar