domingo, 8 de janeiro de 2017

Pasarelas del Vero

Estávamos de regresso a Portugal de uma viagem de carro onde visitámos alguns países da Europa e decidimos terminar esta viagem, onde  a  mesma tinha começado, um lugar que há muito nos conquistou.  As cadeias montanhosas aqui  na vizinha Espanha.  E se,  rumamos em direcção ao mesmo lugar anos seguidos, verdade é,  que sempre nos espera um lugar desconhecido. E assim foi mais uma vez.
Dirigi-mo-nos à província de Huesca,  lugar  recheado de paisagens de cortar a respiração.
Munidos do mapa, toca a buscar o local a visitar. O nome Alquezar despertou a nossa atenção e foi para lá mesmo que nos dirigimos.
Farei um post sobre esta aldeia, considerada uma das  mais belas de  Espanha.  Hoje a partilha é outra.
Um divertido passeio,  indicado para toda a família, ( desde que não sofram de vertigens )  que permite admirar a Serra da Guara e  passear por vertiginosos barrancos  e desfiladeiros. A nossos  pés, o Rio Vero.
Uma aventura intensa em plena natureza.



Pouco tempo após o começo deste percurso e antes de entrar nas "Pasarelas"  aparece-nos uma placa indicativa / Cueva Picamartillo /.   É necessário fazer um curto desvio,  o que indico, não somente pela gruta em si, como pela perspectiva que se obtém das Pasarelas que esperam por nós. Ou,  no meu caso particular,  era eu quem as esperava ansiosamente.




Após a visita à gruta, lá partimos à conquista das "Pasarelas "
Não  sabíamos o que íamos encontrar, apenas tinha visto uma foto das mesmas num guia turístico.
Sem estudo do terreno demos inicio a este pequeno  percurso, que se veio a revelar de uma beleza esplendorosa.




As Pasarelas  ofereciam-nos tudo que procurávamos,  contacto com a natureza, aventura, silêncio , paz, contemplação e muito mais.
Palmilhando as mesmas,  subíamos e descíamos as paredes húmidas e verticais  do desfiladeiro, permitindo-nos refrescar-nos no rio Vero, cujo o caudal nesta altura era parco, desconhecendo totalmente onde as mesmas nos levariam.


Chegámos uma pequena presa que servia para armazenar a agua necessária para mover as turbinas da velha central eléctrica, situada mais abaixo


Não resistimos a sair do trilho,  explorando e gravando na memória e na câmara aquele instante


As Pasarelas continuavam nos conduzindo. Somos  regidos pelas mesmas sem nos preocuparmos onde fica o norte ou o sul... elas obrigam-nos a percorre-las e são nosso guia.
Ao longe avista-se um miradouro.


Chegados ao miradouro as vistas são deslumbrantes e o sentido de liberdade é total.
Findámos o percurso das  Pasarelas.
As Pasarelas são umas passadeiras metálicas engenhosamente fixadas ás paredes rochosas da montanha, permitindo percorrer o ultimo tramo do desfiladeiro do Rio Vero.
As primeiras  Passarelas foram construídas no inicio do séc XX  afim de facilitar o acesso dos trabalhadores da central eléctrica.


Para regressar a Alquezar há que tomar o trilho serpenteado de terra batida , está tudo bem assinalado, onde abundam antiquíssimas oliveiras

Nós optamos por  estender um pouco mais o percurso e fomos conhecer a ponte e o velho moinho que se avistava ao longe.


Puente de Fuentebaños


Com as povoações dispersas e os numerosos rios, era imperativo a construção de pontes. Contudo, as pontes construídas em pedras eram um luxo. Só a monarquia e os mais ricos poderiam assumir os gastos que as mesmas comportavam. Por essa razão, as pontes de pedra, nessa época,  somente eram construídas em caso de extrema necessidade onde o acesso era muito perigoso ou impossível.  Em alternativa construíam-se pontes de madeira ou simplesmente uns troncos de árvore serviam de passagem.
Neste lugar, relativamente próximo umas das outras,  existem três pontes de pedra. Apenas visitámos uma, quem sabe um dia regressamos e fazemos outro percurso que nos levará ás mesmas.

Agora era hora de fazer uma pausa, refrescar e comer algo.


 Após o descanso, bóra lá visitar o velho moinho e o seu açude...  Seguimos a indicação, ao lado da mesma existia uma placa indicando ser propriedade privada. Estando eu ainda indecisa se haveria ou não de passar, surge-me um Sr. falando inglês e lá entendi que me dizia ser o proprietário mas poderíamos fazer a visita. Agradeci e metemos pés a caminho, Contudo devo dizer que apanhei um susto, tudo me parecia muito estranho...  o caminho estava adornado com peças ornamentais executadas por eles mesmos e no fim do mesmo, o açude era a sua piscina privada.
Depois de terminar a visita percebi como aquela família, um casal com dois filhos pequenos, viviam no paraíso.






O Parque Natural da Serra da  Guara   e seus desfiladeiros , foram contemplados  com o prémio europeu " Éden de Turismo Acessível "









6 comentários:

  1. Bem, minha Amiga, desta vez foste TU que me surpreendeste!!!
    Acho que ainda não tinha visto um post tão completo como este.
    Fabulosas imagens. PARABÉNS.

    Pois.... tenho inveja da "boa" ao saber como foi esta tua viagem de regresso a Portugal

    Sabes bem que isso na minha vida, não acontece...
    Será que algum dia... iremos as duas, às cadeias montanhosas na vizinha Espanha.
    Até podiamos ir...mas depois... o depois é que é o problema
    Não te acompanharia pelos trilhos....
    é melhor nem sonhar, sequer.

    Tens toda a razão, são mesmo paisagens de cortar a respiração.

    Aguardo o prometido post sobre essa aldeia, considerada uma das mais belas de Espanha.

    OBRIGADA pela belíssima partilha dessa aventura em plena natureza.

    ResponderEliminar
  2. Há aqui uma foto que me deixou curiosa

    Um dia vais ter que me explicar muito bem, o que fazias tu?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe já sei qual a foto te referes. Refrescava-me ao mesmo tempo que refrescava a melancia que nos iria alimentar e matar a sede , e claro brincava rsss
      Beijinho Tulipa

      Eliminar

  3. El viaje bien ha merecido la pena. no hay más que ver las fotografías.
    Cuando estuve en Guara y el Vero todavía no existían esas pasarelas.
    Y ya que os gusta... buscad información de Mont Rebei y Montfalcó.

    https://www.youtube.com/watch?v=QBdbxKQTFxU
    https://imaginatura.wordpress.com/2014/07/11/congosto-de-mont-rebeimont-falco-sta-quiteria-mont-falco-mont-ribei-puente-de-montanana/

    beijos

    · LMA · & · CR ·

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ñOco le bOLO. Gracias :)
      Adorei ver o video , senti a adrenalina a subir a a vontade de estar lá... Creio que um dia faremos ( eu e o meu marido ) esta caminhada que será como diz e bem : _ Uma aventura fotográfica.
      Faço pouca ou nenhuma filmagem poruqe me encanta mais a fotografia, mas sem duvida que assistir ao video é sentir-mo-nos lá.
      Beijos e bom fim de semana.

      Eliminar