terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cuevas de Arguedas

Existem lugares que nos transportam a outros continentes.
Estávamos em Espanha, tínhamos terminado de visitar as  Bardenas Reales, distrito de Navarra , um semi-deserto que nos encantou , quando  já no regresso "descobrimos" estas cuevas. A paisagem, as cores e até o calor abrasador que se fazia sentir naquela tarde, nos levava a um lugar longínquo e desconhecido... não sabíamos identifica-lo apenas nos sentíamos noutro continente. 
Após a visita a este local, a curiosidade de saber ao certo do que se tratava era muita, procuramos um posto de turismo e ali mesmo em Arguedas, nos inteiramos de tudo. 
Foi triste o que escutamos.. a paisagem era linda ( a meu ver ) a razão da sua existência uma triste e dura realidade... foram muitas as pessoas que coabitavam entre paredes com os seus animais, companheiros no árduo trabalho de agricultura, suportando os cheiros, vivendo sem água nem luz, enfim... sobrevivendo sem condições algumas... é triste....  Somos iguais só depois de vir a morte...  



As Cuevas de Arguedas, surgiram nos finais do séc. XIX, tornando-se o lar de "arguedanos" aqueles que não possuíam meios de pagar um alojamento. Receberam assim permissão para escavar o terreno e construírem as suas habitações.


As casas eram compostas por celeiros, corrais e o espaço de habitação, tudo no mesmo espaço. 
Em 1940, chegou-se a contar 52 cuevas/ casas. 
Nos anos 60, foi construído um bairro social afim de albergar estas famílias com dignidade.



Hoje restam vestígios desse tempo duro de outrora ... Tento esquecer a sua origem e sinto-me maravilhada com a exoticidade do local.

Sem comentários:

Enviar um comentário