terça-feira, 25 de outubro de 2016

Voltámos às Faias


 O Outono chegou e com ele aquelas tonalidades que me deixam deslumbrada.  Dos castanhos aos dourados passando pelos amarelos com alguns verdes atrasados na sua maturação, as árvores deliciam qualquer amante de natureza e se se juntar amante de fotografia a coisa ganha ainda mais impacto.
Este ano o calor fez-se sentir até mais tarde o que atrasou o processo normal da maturação da folhagem, mesmo tendo essa informação, por parte do Sr. Rui da Casa do Pastor,  local onde ficamos confortavelmente  instalados lá fomos até ás Fais de São Lourenço., em Manteigas .
 No sábado, dia da nossa chegada e após termos percorrido alguns lugares emblemáticos da Serra, demos um saltinho ás faias com o intuito de ver o que nos esperava aquando a caminhada do dia seguinte. Em boa hora o fizemos, a neblina que se fazia sentir ao final da tarde,  enchia de magia este lugar, já por si muito belo.


Registei o momento e apesar de a folhagem ainda manter o seu verde, acordámos regressar no dia seguinte afim de fazer o percurso completo.





Coordenadas do Percurso

Mapa do Percurso 


 Como Chegar !

Quem vem de Manteigas,  seguindo a Estrada Nacional  232 direcção Seia,  a cerca de 3 km encontra  outra estrada do seu lado direito e na mesma,  podem ver-se estas placas informativas dos dois lados da estrada.


Seguir a estrada onde as mesmas se encontram e a cerca de 200 metros  estacionar o carro junto à
placa informativa do percurso.



Depois basta seguir as indicações.  ( Imagem retirada da Net )


O caminho encontra-se bem sinalizado, mas é preciso estar atento afim de evitar enganos. 



Após percorrer os  primeiros 200 a 300 metros por terreno plano, encontramos a única subida mais acentuada do percurso. ( aqui na imagem à esquerda )  No final dessa subida, encontra-se um pouco escondida, a Capela de São Lourenço, (   não tenho a noção da distancia, mas podem ver no mapa acima para terem uma ideia, a subida termina em  São Lourenço  )  vale a pena o curtíssimo desvio pelas vistas espectaculares que se obtém da mesma. 



Continuamos caminho por entre um pinheiral e chegamos ao Posto de Vigia . Aqui toma-se o caminho da esquerda ! Não vi sinalização...


Poucos metros á frente encontram a indicação das Faias.


 Faltam apenas 500 metros e entramos num bosque encantado


 Chegámos ás Faias. Tal como disse as cores este ano estão muito atrasadas, mas  o lugar não deixa de ter o seu encanto.


O mesmo lugar, um pouco mais à frente,  na mesma data no ano de 2015.  Sem tratamento de imagem. Cor Real ! 



Percorremos o restante caminho tão embrenhados na natureza que nem demos pelo mesmo.
E,  entre paragens para fotografar, apreciar e preparar o magusto, chegámos ao final do percurso.


  Ao fundo Manteigas repousava no vale coberto de vegetação ainda de cor veraneia.



Não fora a nossa visita  ao final do dia anterior, este ano as fotos da Faias de São Lourenço  não tinham sido satisfatórias. Contudo o contacto com a natureza compensa sempre.

Adorámos regressar ás Faias.

A nossa visita do ano passado aqui : http://ajouneyfortwo.blogspot.pt/2016/01/rota-das-faias.html

Sem comentários:

Enviar um comentário