domingo, 9 de agosto de 2020

Eco Pista da Bezerra- Porto de Mós

O nosso percurso https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/ecopista-de-porto-de-mos-53276080


Em 1740, as Minas da Bezerra iniciaram o seu funcionamento na exploração de carvão. Em 1928, nasceu nesse local a primeira e única Linha de Caminhos de Ferro Mineira de Portugal. Situadas na Serra da Pevide (Serra dos Candeeiros). 

No seu cume foi aberto um extenso túnel  conhecido pelo Túnel da Corredoura. Este abrangia as povoações de Martingança, Batalha e Porto de Mós,  terminando no lugar da Bezerra,  freguesia de Serro Ventoso.   Até aos finais da década de 40 esta exploração mineira teve grande importância no comercio, agricultura e indústria. O Ramal da Lena, teve também serviço de passageiros. 

Em 1953 foi desmantelada esta importante  estação de caminho-de-ferro.  Hoje é possivel  percorrer a pé ou de bicicleta alguns troços da mesma, na Eco Pista de Porto de Mós num percurso circular com a distância de 12km.

Estava um dia bonito de Verão e decidimos fazer uma caminhada. 

Escolhemos este trilho por influencia de vários artigos noutros blogues que nos despertaram curiosidade.  Um percurso no antigo Caminho de Ferro Mineiro  é sempre uma aventura desafiante. 

Demos inicio ao nosso passeio já muito tarde, devido a um incidente pessoal... e isso fez toda a diferença no modo como desfrutámos  da caminhada.  Além de que se vamos com as expectativas muito elevadas, por vezes no local, somos desiludidos e foi um pouco o que sucedeu connosco.  Porém o percurso é compensador e temos vontade de um dia o repetir.  Só que a informação que eu tinha recolhido referia-se sempre a, "os túneis". efectivamente são dois, muito próximos  um do outro pois foram em tempos um só.  Durante o caminho não existe mais nenhum.  

O percurso tem inicio junto ao campo de futebol da Bezerra. Nós optámos por descer a Serra da Pevide até Figueiredo, aí a placa foi arrancada e ficámos um pouco desorientados... após o GPS nos ajudar seguimos caminho sem mais contratempos.

Neste rota circular apreciámos a bela paisagem serrana,  avistámos a antiga estação de caminho-de-ferro, a  bonita vila de Porto de Mós, o túnel da Corredoura, os moinhos, o parque de merendas da Corredoura e os seus miradouros. 






Porto de Mós







Antiga estação do caminho de ferro da Corredoura, actual RICEL 






Infelizmente hoje a Serra não está assim tão verde devido aos incêndios dos últimos dias  😒 e mesmo no dia que fizemos este percurso havia um incêndio ao longe. Muito triste que o homem não perceba que está a destruir a sua "casa" e  assim os seus/nossos descendentes não terão onde viver... 😪


Terminámos já o sol se punha por detrás da montanha. Em tempo de Covid, só nos cruzámos com um jovem casal que seguiam de bicicleta o caminho. Para  casa trouxemos as fotos e as memórias de uma tarde bem passada,  na Eco Pista da Bezerra deixámos apenas as nossas pegadas.



6 comentários:

  1. Adorei! Excelente texto e fotos. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Fotos incríveis,Ana
    Estou por aqui apreciando seus passos rs
    Encantada com as casas entre montanhas e os caminhos que lindos!
    Nossa Terra é espetacular! quem dera todos tivessem o mesmo carinho de apreciar e preservar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá lis, muito obrigada minha querida. Nunca vejo as coisas na hora certa... vida corrida e complicada... mas sempre dou um jeito de um dia ver e voltar e comentar e agradecer!
      Que bom lis, que gostou e sim é verdade! Se todos tivessem gratidão pelo planeta que os acolheu o mundo seria tão mais belo... assim.. vamos fazendo um pouquinho que já ajuda muito ;)
      Beijinho grande.

      Eliminar