sábado, 4 de abril de 2020

Torcal de Antequera



Declarado Património Mundial da Humanidade pela  UNESCO,  O Parque Natural del Torcal de Antequera, situado na Andaluzia deslumbra quem o visita.
Água e vento ao longo de milhares de anos foram deixando a sua marca no tempo criando esta obra magnifica.
Ficara encantada por esta paisagem cárstica quando a vi pela primeira vez em fotografia registada pela minha filha.  Desde então, o Torcal, ficou marcado no nosso bloco de desejos de lugares a visitar.  Em Julho de 2019 essa visita proporcionou-se e percebi que não há imagem, por mais bem registada que seja, que transmita o sabor de estar lá. 
A emoção sentida por pisar esta terra que já foi mar, este solo seco a estalar sob nossos pés quase desnudado de vegetação, saltar de rocha em rocha,  embrenhar na escuridão de uma pequena gruta que se atravessa no nosso caminho.. ou seremos nós os intrusos que a atravessamos...claramente somos nós... mas se respeitarmos a Natureza  não se zanga...
Chegámos bem cedo, ainda o Centro de turismo não se encontrava aberto, tínhamos planeado bem a visita mas preferimos começá-la após pedir mais algumas informações. Após nos aconselharmos, decidimo-nos pelo percurso já previsto, a Rota Amarela com cerca de 3km de extensão.
Entusiasmados embrenhámo-nos por esta floresta de pedra prontos a desbravá-la com carinho e toda a atenção. Cada formação nos fazia lembrar algo familiar, panquecas empalhadas, uma mão que aponta para o céu a que chamei mão de Deus, uma velhinha que nos observa... há quantos milhares de anos ali estará?..
Durante muito tempo fomos os únicos visitantes do Parque, aos poucos foram chegando outros turistas que nos ultrapassavam rapidamente. Contrariamente, nós palmilhávamos vagarosamente e demorávamos o olhar naquela vista nunca  por nós avistada...o Artur  mais atento do que eu descobre a primeira das muitas cabrinhas que vimos.
Foi um dia magnifico. Sim, passámos lá o dia inteiro porque a paz que a Natureza nos transmite é ímpar.

























8 comentários:

  1. Que local maravilhoso!!! Excelentes fotos e explicação. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, desculpa, não sei a razão mas o teu comentário e o da Nani ficaram presos e só agora me apercebi..
      Obrigada pela visita e comentário. Beijinho

      Eliminar
  2. Que maravilha de local. estava na minha lista....... para 2020..... agora quem sabe....... ficou a tua partilha obrigada.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, desculpa, não sei a razão mas o teu comentário e o da Isabel ficaram presos e só agora me apercebi...
      É verdade... 2020 parou o tempo, os planos, a vida que planeámos mas se chegarmos todos bem ao fim desta pandemia temos de agradecer muito! Não está a ser fácil... fé e esperança e claro muito cuidado.
      Obrigada pela visita e comentário. Beijinho

      Eliminar
  3. Desconhecia por completo este lugar...

    Assim vejo a utilidade dos blogues,
    por isso, mesmo quando teve início o facebook, o instagram, o twitter etc
    nunca deixei os blogues, pelo contrário, ainda criei mais um novo

    Servem (no meu caso) como diário do que fui visitando ao longo de muitos anos,
    quando quero relembrar coisas de 2009 - 2011 lá vou eu aos meus blogues
    e, servem para mostrar a quem nos visita, lugares do Mundo que ainda não conhecemos.

    Gostaria de 1 dia fazer um apanhado dos muitos lugares que já visitei
    e que são "Património Mundial da Humanidade pela UNESCO"

    Fico agora sabendo que o Parque Natural del Torcal de Antequera, situado na Andaluzia
    também é...
    Água e vento ao longo de milhares de anos foram deixando a sua marca!

    Foste no Verão passado, Julho de 2019
    como será este ano?
    Tudo sem certezas de nada

    Por isso uso um dos meus blogues para ir falando e mostrando situações desta pandemia para
    mais tarde, quando quiser recordar algo, ir lá rever...

    Isso que dizes é mesmo verdade
    é o que sinto: não há imagem, por mais bem registada que seja, que transmita o gosto e o prazer que nos deu estarmos lá presencialmente

    Bem, vejamos, assim dizendo
    Rota Amarela com cerca de 3km de extensão
    eu faria 3kms, o problema é não ser em terreno plano, isso já não aguento.

    É isso que eu ADORO
    andar ao meu ritmo e como dizes:
    passámos lá o dia inteiro porque a paz que a Natureza nos transmite é ímpar.

    Há turistas que fazem tudo a correr, só para dizerem que já foram aqui e acolá
    Não...isso não é para mim!

    Tem muitas parecenças com as imagens que captei na CAPADÓCIA - TURQUIA
    Obrigada pela partilha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Kalinka pela visita e comentário.
      Eu gosto muito de blogues, comecei o meu "Olhares & sentidos" creio por 2009... foi o primeiro e fiquei fascinada, poruqe sempre gostei de fazer diários e continuo fazendo os meus diários em papel, sejam de viagem, sejam do dia a dia... e todos funcionam pelas mesmas razões que acima referes.
      Eu sei que 3km é um bom bocado sobretudo neste piso... mas vi pessoas que não conseguiam caminhar e então faziam duas coisas. viam as vistas dali mesmo próximo do turismo. A foto que o artur está de braços levantados é de la´... depois há o miradouro com vistas magnificas e deves ter reparado que há uma foto que tem estrada, ou seja ,até do carro se vê algumas formações...
      Tem mesmo, semelhanças com a Capadócia pelo que vi no teu blog... :)
      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  4. Nunca visitei, mas vale mesmo a pena lá ir.
    As fotos ficaram óptimas.
    Ana, um bom fim de semana e uma Páscoa Feliz (dentro do possível).
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Jaime Portela. É de facto um lugar lindo de se visitar.
      Uma boa Páscoa tb para si e seus.
      Beijinho

      Eliminar