domingo, 6 de agosto de 2017

Viajar por Estrada

 
       Sempre viajámos muito de carro, mas até Julho de 2016, o mais longe que  nos tínhamos aventurado, fora a nossa vizinha Espanha. A viagem do ano passado a que chamei "Viajar sem Limites"    abriu-nos horizontes e, pegando em sonhos há muito agendados,  de mão dava à aventura partimos rumo a um misto de emoções.
     É fantástica a sensação de liberdade vivida enquanto uma viagem de carro, lamentavelmente não é possivel visitar  condignamente todos os  belos  locais  que nossos olhos avistam mas muito se vive num road trip.
 Após destinos definidos e roteiro programado, sobre rodas,  percorremos estradas panorâmicas, caminhos tortuosos   que se cruzavam  entre cidades, vilas e aldeias, planícies atapetadas de vinhas ou campos de girassóis,  lagos, vales e  montanhas.
   Foram aproximadamente 6000 km de beleza inesquecíveis gravadas na minha câmara e no nosso coração.



   O objectivo era chegar a Frankfurt o mais rápido possivel, sendo que era a segunda vez que fazíamos este percurso de carro e o roteiro da viagem fora projectado com foco nos Alpes italianos.
   Saímos no crepúsculo da noite estrada fora, era imperativo entrar em Espanha antes do aumento do tráfico de camionistas em Portugal, sendo que toda a viagem foi efectuada sem portagens, à excepção da Suiça,  As auto-estradas poderão ser mais rápidas, mas além do custo, muito se perde. Nada como viajar por caminhos menos percorridos e descobrir lugares que de outro modo nunca os veríamos. Mesmo que fiquemos por isso mesmo. Ver !

 
        O dia despertava e a viagem continuava ...



       Com as paragens necessárias, chegámos  a Bordeaux onde pernoitámos e claro , no dia seguinte aproveitámos para fazer uma breve visita a esta linda cidade francesa.
      Pelo caminho passámos por campos de vinhas a perder de vista. Magnifica a geometria e o verde que ladeava a estrada. Infelizmente não consegui registar na minha câmara.
      Chuviscava,  mas não foi impeditivo para nos assombrarmos com a vastidão do Lago Léman...
 Passámos, literalmente ao lado da costa oeste de França, Biarritz e nem os pés molhámos :-(   sendo final de semana, era quase impossível  estacionar... deitei o olho pela janela do carro enquanto o mesmo parava_ andava ... e apreciei o azul do oceano e o formigueiro de gente que ia a banhos. Ficou a vontade de um dia regressar... quiçá ?...


  Frankfurt au Main

        Alcançada a primeira etapa disponhamos de uma semana para conhecer um pouco melhor esta cidade e uma ou outra nas proximidades.
       Mainz e Limburg foram as escolhidas o resto do tempo foi passado em Frankfurt .


Mainz


Limburg an der Lhan

  Chegou o dia de nos fazermos de novo à estrada. A segunda etapa escolhida,  com paragem mais prolongada foi  Vale de Aoste.
 No percurso visitámos Berna,  capital da Suiça. Uma cidade lindíssima,  história ,arte , cultura e natureza de mãos dadas.
 
 
 
Berna _ Suiça

    Já instalados nos Alpes Italianos, a nossa felicidade estava ao rubro. Amantes da natureza, em especial montanha, encontrava-mo-nos no paraíso. E não estávamos muito longe da verdade, estávamos precisamente no Parque Nacional  Gran Paradiso.
   Pé ante pé ou sobre rodas, desbravamos  vales e montanhas,  descobrimos cascatas e lagos glaciares,  avistámos alguma fauna e a flora alpina fez as nossas delícias.


Chamounix Mont Blanc

   Esqueci as horas, os dias e o tempo passou tão rapidamente ...  mas ainda não tinha terminado.
   Era hora de retomar a nossa rota. Próximo destino, Formigal Pireneu Aragonês, sem perder a oportunidade de conhecer mais um ou outro lugar, Annecy e Auch foram as duas cidades francesas escolhidas.
 

   Annecy _ A Veneza francesa


Auch _   D'Artagnan, nasceu na região de Auch  e nesta escadaria universal que liga as duas partes da cidade, podemos observar uma estátua do conde D'Artagnan.


Formigal _ Pirenéus

    Um local por nós já muito palmilhado, contudo sempre se descobre trilhos novos a percorrer.
 E a viagem estava prestes a terminar.
   Daqui regressámos a Portugal, com algumas paragens necessárias.  Tinha chegado ao fim,  este "viajar por estrada".
   Na bagagem, paz, serenidade, conhecimento,  enriquecimento cultural e humano e uma enorme vontade de repetir.
  Na minha câmara fotográfica, tantas fotos como kms... uma pequena loucura... daquelas que nos deixa imensamente feliz e nos faz sentir completos.

  A seu tempo desejo fazer postagens personalizadas de cada lugar por nós visitado e palmilhado.





Lago Léman  _ Suiça














                                 Campo de Girassol _ França

10 comentários:

  1. Adorei a descrição. Deve ter sido de tirar o fôlego. Que bom que se divertiram tanto e viram tantas coisas belas e espectaculares. Bjs
    laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade acho que nem há palavras. Pois é uma aventura constante...
      Obrigada amiga Laura. Um grande beijinho !!

      Eliminar
  2. Está lindo o teu blog muito bem elaborado. Continuação de boas viagens

    ResponderEliminar
  3. Que belíssima viagem minha amiga. E adorei ler o que escreveste assim como as fotos. Fico ainda na expectativa de ver muitas mais . Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro . Muito obrigada meu amigo pela visita e comentário. Espera que virão mais partilhas. Beijinho ;)

      Eliminar
  4. Olá miga, há sim palavras para descrever tudo isso. O mundo onde se insere a natureza, a fauna, a flora, tudo isso junto descreve numa só palavra cada foto que tiraste e cada pedacinho que os teus olhos viram... chama-se MÃE NATUREZA. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo. Tens toda a razão. a Mãe Natureza, como todas ou quase todas as mães sabem como nos mimar. :) Beijinho grande.

      Eliminar
  5. Tão bom viajar ao som das tuas palavras, e rever ou ver pela primeira vez lugares tão belos, contigo vistei Bordéus onde já pernoitámos mas não nos permitimos mais nada, pois íamos para o sul da Bretanha onde tínhamos hora marcada para chegar, foi talvez o único ano que falhámos Biarritz à ida mas parámos à vinda.... há sempre lugar para estacionar em Anglet, a longa praia dos surfistas e dar uma banhoca rápida. Seguindo a tua descrição fico a conhecer Frankfurt e outros lugares que ainda não vi como Berna, adorei rever Annecy e olhar de novo o Mont Blanc, imponente na sua brancura..... e tens razão em não seguir por auto-estrada pois o olhar fica cheio quando se percorre a Europa de carro, atravessando campos e aldeias desconhecidas.... obrigada pela partilha, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha linda. Muito obrigada pelas tuas palavras, mas obrigada sobretudo por algumas dicas que me deste antes desta viagem. A ti, agradeço ter visitado Annecy, uma cidade que é um enquanto. Quanto a Biarritz .. o Artur foge das praias em época balnear como o diabo da cruz rsss e estávamos numa ansiedade tremenda de chegar junto da filhota :) Mas por mim teria sim! estacionado o carro e molhado os pés , no mínimo... Mas um dia eu volto, ai se volto rsss.
      Beijinho grande minha amiga :*

      Eliminar