terça-feira, 13 de setembro de 2016

Canfranc uma estação com historia ...

Estávamos em Jaca e vi num folheto  turístico uma fotografia da estação ferroviária de Canfranc. Amante de fotografia decidi que no dia seguinte seria esse o nosso destino.
Mal sabia que iríamos visitar um lugar pleno de historia, não obstante o  parcial abandono, conserva ainda grandiosa beleza.
 Após conhecer um pouco da historia, quase visualizei o movimentado transito de mercadorias durante a segunda guerra mundial, que, segundo uma noticia no "Publico" Portugal esteve envolvido. // Os documentos - relativos à II Guerra Mundial e descobertos pelo francês Jonhatan Dias, residente em Oloron-Sainte-Marie, França - referem a origem do ouro e o percurso e destino das mercadorias, que incluía a ligação ferroviária até Canfranc, seguindo depois em camiões para Portugal. Segundo o historiador português António Louçã, o facto de estes carregamentos (num total de 74 toneladas de ouro) serem efectuados em barras de 5 quilogramas pode levar a encarar a hipótese de serem carregamentos paralelos.Até agora, não existem quaisquer dados de que se tratasse de movimentos ilegais. Portugal e a Alemanha não se encontravam em guerra e mantinham relações diplomáticas normais. O ouro comprado através do Banco Nacional da Suíça e do Deutsche Bank (cerca de 154 toneladas) era carregado em barras de 12 quilogramas.Os documentos agora encontrados referem ainda carregamentos de 44 toneladas de armamento, 10 de relógios (50 mil unidades) e quatro de prata...//
 É fácil para o visitante recuar no tempo e imaginar-se  a viajar  numa das muitas carruagens abandonadas...
Ao chegar deparo-me com um placar onde podemos observar uma foto da época e algum texto informativo.


Inaugurada em 1928, foi uma das maiores e mais belas estações de comboio do mundo.
Sua arquitectura  Art Nouveau, fez dela uma jóia escondida nos Pirenéus.
Em 1940 Franco apresenta a Hitler a imponente estação, este ao ver a importancia logistica e estratégica, apoderou-se da mesma.
Por aqui,  terão passado milhares de judeus, toneladas de ouro,  armamento e outro tipo de contrabando. Nos finais da  Segunda Guerra Mundial, terá servido de fuga a muitos oficiais nazis.  Após a guerra a estação voltou à sua actividade normal até cerca de 1960, altura que se dá um grande descarrilamento ( sem vitimas mortais ) contudo o mesmo terá ditado o fim da estação.
Aqui foi rodado algumas cenas do filme Dr. Jivago.


 Actualmente dispõe de percursos de meia distancia , operados pela Renfe


Esta bela estação, possui 241 metros de comprimento, por apenas 12,50 metros de altura. É composta por três pisos,  mais de 300 janelas e 156 portas. O projecto da estação esteve a cargo do arquitecto espanhol Fernando Ramirez de Dampierre  e foi realizada entre 1921 - 1925 .
Muito fica por dizer  e conhecer, sobre esta jóia ferroviária ... a nós nos encantou e entristeceu, ver a sua decadência e abandono.


 Depois do primeiro impacto, perante tamanha beleza, curiosos , atravessamos a linha e fomos à descoberta...
Devo dizer que o que vi nas traseiras me suscitou maior impacto do que a belíssima fachada e aí sim, senti-me literalmente num tempo longínquo.


Rodeada de vegetação campestre, a mesma ganha ainda mais beleza.




Pronta a embarcar numa viagem a outros tempos...


São muitas as carruagens, ou o que resta delas, esquecidas no tempo... entretanto outro tipo de vida vai tomando conta do espaço...


Descemos  e atravessámos,à luz de lanterna, o apeadeiro...




Nos "armazéns " são muitos os objectos deixados ao abandono, misturados com lixo e alguns sinais de vandalismo.




Canfranc ... Linha sem retorno ? ....

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