domingo, 31 de julho de 2016

Histórias para Contar... _ Catedral de Jaca



Regressei de férias cheia de  histórias para contar... o tempo será meu inimigo mas mesmo assim vou partilhando com quem visita este meu espaço as aventuras, os locais, os cheiros, as paisagens , a cultura e muito mais que vivi nestes meus bons dias de descanso. 


  Huesca conta com um rico património histórico, cultural e artístico. As civilizações que habitaram este território ao longo dos séculos, deixaram um legado que permaneceu nos tempos até hoje. 
Pinturas do paleolítico e neolítico, igrejas  românicas e igrejas moçárabes, sóbrios mosteiros e majestosos castelos , magnificas catedrais que encerram esplêndidos retábulos, cidadelas e fortalezas, ermitas cravadas nos rochedos... uma  imensa riqueza patrimonial à espera de ser descoberto. 
Nas minhas recorrentes viagens a esta zona já visitei algumas das mais belas vilas medievais como Aínsa e Roda de Isabena, entre outras e seus monumentos. Este ano descobrimos Jaca e Alquézar. 
 Cada localidade possui a sua própria história que permanece viva ao longo de gerações. 
Eu tentarei passar um pouco das mesmas através do meu olhar. 

  
 La Colegiata de Santa María Também conhecida como  Iglesia de la Asunción  É um templo católico situado em Aínsa  _   Registada em 2015



La Catedral de San Vicente mártir de Roda de Isábena é uma catedral românica situada em Roda de Isabena.  _ Registada em 2010

Catedral de Jaca 



A Catedral  de San Pedro em  Jaca, integrada nos caminhos de Santiago,  é uma jóia do Românico em Espanha e uma peça chave do Caminhos de Santiago Aragonês. 







 Estamos no marco nº 2   do programa " Marcos do  Caminho de Santiago Francês"  programa organizado pelas cinco comunidades autónomas do Caminho de Santiago francês, o único declarado pela UNESCO Património Mundial.



  Foi o primeiro edifício de estilo românico a ser construído em Espanha,  fruto de  várias etapas que se prolongaram por mais de um século. 
O seu inicio terá sido nos finais do séc. X  e o seu término em 1077 por iniciativa do rei Sancho Ramirez. 
Serviu de modelo a diversas edificações ao redor do Caminho de Santiago








Possui um claustro barroco construído sobre o primitivo românico  que alberga o Museu da Diocese onde guarda uma impressionante colecção de esculturas e pinturas da idade média.





 Estamos a 829 Km de  Santiago de Compostela ( seguindo O Caminhos de Santiago )  e são constantes as sinalizações e informações aos caminheiros/ peregrinos, assim como a  Vieira, símbolo de Santiago.








5 comentários:


  1. Pois foi...

    regressaste das tuas férias
    cheia de histórias para contar...

    dizes:
    o tempo será meu inimigo
    Ohhh
    eu digo
    neste momento, o tempo não é meu inimigo
    mas sim,
    o desinteresse, o desconsolo,
    a disposição e o calor
    são os meus inimigos, a sério.

    Tantas e tantas aventuras,
    os locais, os cheiros, as paisagens
    eu tenho para partilhar
    Mas...

    falta o principal - energia!

    Já me conheces
    e neste conjunto de imagens
    destaco a última
    porquê?

    Porque é um sonho que tenho
    de... um dia
    ser peregrina nos Caminhos de Santiago!

    Não acredito que realizarei este sonho
    mas, também....
    posso ir sonhando SEMPRE.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tulipa. Tb gostei muito de o fazer e penso que isso acaba passando para quem o lê...
      Sim +e verdade que é bom viajarmos ao nosso sabor... parar e ver o que desejamos... mas tb gostei de viajar de outro modo, viajar é preciso rsss .
      Tal como tu, tb eu conheço/ viajo através de diversos modos, um deles os teus blogues.. e por isso... muito em breve passo por lá que sinto saudade de viajar :)
      Beijinho e obrigada. !

      Eliminar
    2. Gostei mesmo muito destas tuas palavras:
      viajar é preciso!

      Só espero que passes das palavras aos actos
      Porque eu...
      só não viajo quando não posso

      Contra tudo e contra todos, eu parto pelo Mundo!

      Obrigada por dizeres:
      Viajo de diversos modos, um deles os teus blogues!

      Faço por isso - ajudar muitas pessoas a viajar através do meu olhar e da minha experiência.

      Beijinho

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Obrigada Tulipa, pela visita ao post.
      vou repetir-me um pouco...
      Eu sempre viajei, mesmo sem dinheiro, não que agora o tenha ... mas tu que me conheces entendes o que quero dizer. Tal como tu viajo de diversos modos, viajo enquanto leio um livro, vejo um filme, visito blogs de viagens / aventuras, assim tenho conseguido ir a lugares que jamais sabia existirem, pois normalmente estes lugares não vem nos catálogos turísticos, pelo menos nos que eu tenho visto.. e felizmente com a graça de Deus posso dizer que sempre viajei muito em família. Comecei como sabes, há pouco tempo a descobrir outro modo de viajar e gostei da experiência, tanto que penso repetir, mas não desminto que estes momentos a dois são fabulosos e os meus preferidos, porque andamos ao nosso ritmo, gosto e vontade. Aqui sim só não viajo mais quando não posso... do outro modo já pondero bem se é mesmo numa viagem que pretendo utilizar o meu "pé de meia " .. enfim vou decidindo ao sabor do tempo, euros e sobretudo vontade.
      Beijinho e continua viajando !!
      Todos devemos viver a nossa vida como gostamos, isso é que é viver !

      Eliminar