Rota do Românico do Vale do Douro - Mosteiro de Santo André de Ancede (nº 34)
Este ano as nossas férias e a de todo o mundo foram anuladas ou alteradas. O receio que a pandemia espalhou levou-me mesmo a ponderar não fazer férias fora de casa e ficar simplesmente no aconchego do lar a descansar... porém acabámos por nos decidir e fomos até ao Douro, uma localidade quase desconhecida para nós.
Santa Cruz do Douro foi a região escolhida e na Quinta dos Beiredos sentimos total segurança. Alugámos um apartamento e preparados para que não fosse necessário sequer ia ao supermercado, partimos para uns dias de descanso.
À chegada a D. Maria recebeu-nos cumprindo todas as normas necessárias e com a simpatia do pessoal do norte recebeu-nos com um sorriso acolhedor, agora não se consegue ver as expressões faciais e as emoções são transmitidas através do olhar... sempre o foram apenas temos de aprender a interpretá-las melhor. A Quinta possui uma piscina e um espaço verde envolvente muito agradáveis. O apartamento correspondia às expectativas e uma grande varanda convidava à contemplação.
Ficámos fascinados com as paisagens do Douro, localidades e monumentos, hoje partilho uma parte do nosso passeio pela Rota do Românico.
Um pouco de história... Mosteiro de Ancede
A data da sua fundação é desconhecida no entanto existe informação que no ano de 1120 o Mosteiro pertencia à Diocese do Porto. Em 1141 D. Afonso Henriques vende a Carta de Couto ao abade do Mosteiro por 150 morabitinos (moeda de ouro cunhada pelo Reino de Portugal) desde então a produção e a comercialização do vinho vendido na Flandres, o porto mais importante de então, fez de Ancede um importante centro económico, cultural e espiritual. Este feito rapidamente gerou cobiça e no ano de 1559 o Mosteiro perde todos os direitos e rendas passando a pertencer ao Mosteiro de São Domingos de Lisboa. Esta abastança permitiu, por decisão do Papa Pio XIV, a construção dos vários edifícios que ainda hoje podemos observar. Da época medieval somente a Rosácea da Capela-Mor e um pedaço de parede são originais. No séc. XIX o Mosteiro é vendido em hasta pública ao Barão de Ancede e em 1985 é comprado pela Câmara Municipal de Baião. Em 2013 é classificado Monumento de Interesse Público.
Rosácea
Iniciámos a visita pelo lagar datado do séc. XIX, |Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho.| Todo ele foi construído com muita atenção aos pormenores. Os tanques são enormes, apenas comuns na região do alto Douro. Ainda hoje na região do vinho verde a "medida de Baião" é a maior. Existe uma rampa de acesso rápido e eficaz para a entrada das uvas que eram transportadas em carros de bois e a divisão do vinho (patrão e empregado) era feita imediatamente quando este ia para os toneis devido à sua construção.
Neste espaço estão expostas também algumas peças de Arte Sacra.
Desta fileira de toneis só o primeiro da imagem (2) é original.
Medidas de vinhoAlguém aprendia a lição enquanto eu fotografava
Vinicultor por um momento.
Adoro viajar contigo!!!
ResponderEliminarObrigada amiga. beijinho e boa viagem ;-)
EliminarUm óptimo sítio para umas férias.
ResponderEliminarAs fotos são magníficas.
Bom fim de semana, querida amiga Ana.
Beijo.
Muito obrigada amigo Jaime.
EliminarUm bom domingo!!
Beijinho
Portugal tem lugares muito lindos,Ana e a escolha das pequenas férias não poderia ser melhor.
ResponderEliminarEncantada com as fotos.O Mosteiro belíssimo.
E que outros caminhos te levem a partilhar conosco.Sim,em tempos mais tranquilos.
Bons dias.
Verdade lis, ás vezes, falo por mim, desvalorizamos o que temos de nosso e é tanto e tão belo... não fosse a pandemia estaria em Londres junto da filhota, quero muito um dia ir, mas dou graças por ter passado estas férias em Portugal e ter descoberto coisas maravilhosas. Beijinho
EliminarHá tantos recantos desconhecidos por aí que mesmo tendo passado dois dias no Alto Douro Vinhateiro, tu me levaste a lugares para mim desconhecidos, este Mosteiro é uma beleza que nem sequer o nome tinha ouvido alguma vez! Beijinhos
ResponderEliminarObrigada amiga, só agora li o teu comentário.. sempre atrasada até pareço o coelho da "Alice" rss ( O país das maravilhas ;) ) Também não conhecia... foi mesmo devido à pandemia e pesquisei e descobri e adorei! Beijinho querida amiga.
Eliminar