O nosso percurso https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/ecopista-de-porto-de-mos-53276080
No seu cume foi aberto um extenso túnel conhecido pelo Túnel da Corredoura. Este abrangia as povoações de Martingança, Batalha e Porto de Mós, terminando no lugar da Bezerra, freguesia de Serro Ventoso. Até aos finais da década de 40 esta exploração mineira teve grande importância no comercio, agricultura e indústria. O Ramal da Lena, teve também serviço de passageiros.
Em 1953 foi desmantelada esta importante estação de caminho-de-ferro. Hoje é possivel percorrer a pé ou de bicicleta alguns troços da mesma, na Eco Pista de Porto de Mós num percurso circular com a distância de 12km.
Estava um dia bonito de Verão e decidimos fazer uma caminhada.
Escolhemos este trilho por influencia de vários artigos noutros blogues que nos despertaram curiosidade. Um percurso no antigo Caminho de Ferro Mineiro é sempre uma aventura desafiante.
Demos inicio ao nosso passeio já muito tarde, devido a um incidente pessoal... e isso fez toda a diferença no modo como desfrutámos da caminhada. Além de que se vamos com as expectativas muito elevadas, por vezes no local, somos desiludidos e foi um pouco o que sucedeu connosco. Porém o percurso é compensador e temos vontade de um dia o repetir. Só que a informação que eu tinha recolhido referia-se sempre a, "os túneis". efectivamente são dois, muito próximos um do outro pois foram em tempos um só. Durante o caminho não existe mais nenhum.
O percurso tem inicio junto ao campo de futebol da Bezerra. Nós optámos por descer a Serra da Pevide até Figueiredo, aí a placa foi arrancada e ficámos um pouco desorientados... após o GPS nos ajudar seguimos caminho sem mais contratempos.
Neste rota circular apreciámos a bela paisagem serrana, avistámos a antiga estação de caminho-de-ferro, a bonita vila de Porto de Mós, o túnel da Corredoura, os moinhos, o parque de merendas da Corredoura e os seus miradouros.
Porto de Mós
Antiga estação do caminho de ferro da Corredoura, actual RICEL
Infelizmente hoje a Serra não está assim tão verde devido aos incêndios dos últimos dias 😒 e mesmo no dia que fizemos este percurso havia um incêndio ao longe. Muito triste que o homem não perceba que está a destruir a sua "casa" e assim os seus/nossos descendentes não terão onde viver... 😪
Terminámos já o sol se punha por detrás da montanha. Em tempo de Covid, só nos cruzámos com um jovem casal que seguiam de bicicleta o caminho. Para casa trouxemos as fotos e as memórias de uma tarde bem passada, na Eco Pista da Bezerra deixámos apenas as nossas pegadas.
Excelente post!!! Obrigada!
ResponderEliminarObrigada eu :) Beijinho
EliminarAdorei! Excelente texto e fotos. Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarObrigada :) pela visita e palavras. Beijinho
EliminarFotos incríveis,Ana
ResponderEliminarEstou por aqui apreciando seus passos rs
Encantada com as casas entre montanhas e os caminhos que lindos!
Nossa Terra é espetacular! quem dera todos tivessem o mesmo carinho de apreciar e preservar.
Olá lis, muito obrigada minha querida. Nunca vejo as coisas na hora certa... vida corrida e complicada... mas sempre dou um jeito de um dia ver e voltar e comentar e agradecer!
EliminarQue bom lis, que gostou e sim é verdade! Se todos tivessem gratidão pelo planeta que os acolheu o mundo seria tão mais belo... assim.. vamos fazendo um pouquinho que já ajuda muito ;)
Beijinho grande.