Reza a lenda, que certo dia seus pais o visitaram mas este encontrava-se ausente em trabalho, Macário exercia a profissão de almocreve e como tal passava muito tempo em viagem. Sua esposa, recebeu os sogros com agrado, oferecendo-lhes o seu leito matrimonial para que pernoitassem. Macário terá chegado a casa nessa noite e vendo duas pessoas deitadas na sua cama, pensou que a mulher o traía, possuído pelo ciume matou os dois à facada. Quando sua esposa regressou a casa com a lenha que tinha ido apanhar e lhe contou serem seus pais que se encontravam deitados. Macário fugiu para o alto da montanha onde viveu até ao fim de seus dias, alimentando-se de gafanhotos, rebentos de árvores, repteis e mel.
Ermida de S. Macário de Baixo
Esta ermida encontra-se junto a uma gruta onde se crê ter vivido o ermita S. Macário, padroeiro desta serra. Todos os anos, no ultimo fim de semana de Julho, realiza-se uma Romaria em honra deste Ermita. Por essa altura, centenas de pessoas pernoitam neste lugar onde é possivel assistir a um dois mais belos amanheceres.
Ermita S. Macário de Cima.
Esta Ermita encontra-se no topo da montanha, cercada por um alto muro.
Parque Eólico de S. Macário
Do cume destas montanhas, conhecidas por montanhas mágicas, é possivel contemplar as Serras da Estrela , Caramulo e o Vale de Lafões.
Sem comentários:
Enviar um comentário