Mal sabia que iríamos visitar um lugar pleno de historia, não obstante o parcial abandono, conserva ainda grandiosa beleza.
Após conhecer um pouco da historia, quase visualizei o movimentado transito de mercadorias durante a segunda guerra mundial, que, segundo uma noticia no "Publico" Portugal esteve envolvido. // Os documentos - relativos à II Guerra Mundial e descobertos pelo francês Jonhatan Dias, residente em Oloron-Sainte-Marie, França - referem a origem do ouro e o percurso e destino das mercadorias, que incluía a ligação ferroviária até Canfranc, seguindo depois em camiões para Portugal. Segundo o historiador português António Louçã, o facto de estes carregamentos (num total de 74 toneladas de ouro) serem efectuados em barras de 5 quilogramas pode levar a encarar a hipótese de serem carregamentos paralelos.Até agora, não existem quaisquer dados de que se tratasse de movimentos ilegais. Portugal e a Alemanha não se encontravam em guerra e mantinham relações diplomáticas normais. O ouro comprado através do Banco Nacional da Suíça e do Deutsche Bank (cerca de 154 toneladas) era carregado em barras de 12 quilogramas.Os documentos agora encontrados referem ainda carregamentos de 44 toneladas de armamento, 10 de relógios (50 mil unidades) e quatro de prata...//
É fácil para o visitante recuar no tempo e imaginar-se a viajar numa das muitas carruagens abandonadas...
Ao chegar deparo-me com um placar onde podemos observar uma foto da época e algum texto informativo.
Inaugurada em 1928, foi uma das maiores e mais belas estações de comboio do mundo.
Sua arquitectura Art Nouveau, fez dela uma jóia escondida nos Pirenéus.
Em 1940 Franco apresenta a Hitler a imponente estação, este ao ver a importancia logistica e estratégica, apoderou-se da mesma.
Por aqui, terão passado milhares de judeus, toneladas de ouro, armamento e outro tipo de contrabando. Nos finais da Segunda Guerra Mundial, terá servido de fuga a muitos oficiais nazis. Após a guerra a estação voltou à sua actividade normal até cerca de 1960, altura que se dá um grande descarrilamento ( sem vitimas mortais ) contudo o mesmo terá ditado o fim da estação.
Aqui foi rodado algumas cenas do filme Dr. Jivago.
Actualmente dispõe de percursos de meia distancia , operados pela Renfe
Esta bela estação, possui 241 metros de comprimento, por apenas 12,50 metros de altura. É composta por três pisos, mais de 300 janelas e 156 portas. O projecto da estação esteve a cargo do arquitecto espanhol Fernando Ramirez de Dampierre e foi realizada entre 1921 - 1925 .
Muito fica por dizer e conhecer, sobre esta jóia ferroviária ... a nós nos encantou e entristeceu, ver a sua decadência e abandono.
Depois do primeiro impacto, perante tamanha beleza, curiosos , atravessamos a linha e fomos à descoberta...
Devo dizer que o que vi nas traseiras me suscitou maior impacto do que a belíssima fachada e aí sim, senti-me literalmente num tempo longínquo.
Rodeada de vegetação campestre, a mesma ganha ainda mais beleza.
Pronta a embarcar numa viagem a outros tempos...
São muitas as carruagens, ou o que resta delas, esquecidas no tempo... entretanto outro tipo de vida vai tomando conta do espaço...
Descemos e atravessámos,à luz de lanterna, o apeadeiro...
Nos "armazéns " são muitos os objectos deixados ao abandono, misturados com lixo e alguns sinais de vandalismo.
Canfranc ... Linha sem retorno ? ....
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