terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Orós de Bajo

 Após viajarmos,  cerca de quinze ou dezasseis anos consecutivos, aos Pirenéus Espanhóis, a Natureza ainda nos consegue surpreender e sempre nos reserva um  recanto desconhecido que nos encanta.


Cascata Orós de Bajo  Sabiñánigo _ Valle de Tena

Para este dia preparámos um passeio ligeiro,  uma caminhada curta sem grandes desníveis  ou dificuldade de maior. A Cascata estava ali tão perto e de percurso fácil e nunca resistimos a uma cascata... estacionámos o carro e logo uma placa informativa nos indicava o caminho.


Enquanto nos inteirávamos do percurso que nos esperava, fomos abordados pelo Sr. Gregório que após se apresentar nos perguntou  se não desejávamos visitar  a Igreja  de Sta Eulália, ao que respondi que esse seria o nosso passeio de tarde. Ele insistia e eu olhava o sol que já ia alto e só pensava que para fotografar a cascata em boas condições quanto menor  luz melhor... mas, após a sua insistência, lá cedemos e em boa hora o fizemos,  pois do roteiro das Igrejas de Sarrablo esta foi a única que tivemos o privilégio de visitar o seu interior.


Interior da Igreja de Sta Eulália, estilo moçárabe do séc.. XI               

Posteriormente dedicarei um post sobre esta e outras igrejas.

Após a visita e o longo diálogo com o Sr. Gregório, homem simples, muito educado,  orgulhoso e cioso da sua terra, demos inicio ao percurso.


Como é possivel ver acima, é de facto muito fácil o acesso a este  pequeno paraíso.

Muito pouco tempo após o inicio da caminhada, chegamos a uma primeira cascata, resultado de uma pequena barragem.


Seguimos subindo as escadas de madeira até ao cimo. A partir daí a estrada, de pedra solta,  fica mais estreita  e há que ter algum cuidado,  caminhando sempre do lado esquerdo do rio chegamos à encantadora cascata de Orós de Bajo onde águas cristalinas deslizam fortemente no barranco d'os Lucars.


Uma piscina de água verde esmeralda encontra-se lotada de banhistas e amantes da Natureza. Pelas escarpadas rochas descem os aventureiros  praticantes de Canyoning rapel, ( também conhecido como canionismo). Um desporto que envolve uma variedade de  técnicas, incluindo, caminhada, escalda, jumping, rapel e natação. Timidamente aproveito para registar alguns momentos,  mas logo me deixam à vontade, devolvendo-me sorrisos quando após o mergulho  se acercam de nós.











A textura e as formações rochosas são verdadeiras obras de arte esculpidas pela erosão do tempo.. encantam-me.


E, como nestes lugares parece que todos nos conhecemos, um jovem casal ofereceu-se para registar o momento para mais tarde recordar.


No regresso mais um olhar sobre a represa... 


E assim foi a nossa descoberta a este pedaço do paraíso. Um lugar que,  não obstante a afluência de turistas devido ao seu fácil acesso... parece intocável pelo homem sendo  uma verdadeira jóia da Natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário