sábado, 25 de março de 2017

Da Lousã até Góis

Uma fotografia da aldeia de Talasnal , inserida nas aldeias de xisto de Portugal despertou em mim a vontade de um passeio pela Serra da Lousã e se bem o pensei assim o fiz.
Partimos cedo, como é nosso hábito  e desfrutámos da estrada nacional despovoada. E, observando a paisagem  seguimos caminho, numa deliciosa tranquilidade.
Embrenhados na luxuriante vegetação, quase somos transportados para o mundo mágico de conto infantil. Estamos no tempo das mimosas e as mesmas não se fazem rogadas, mostrando todo o seu esplendor, beleza e cor.


Pelo caminho não encontramos indicações, confiamos  pouco no GPS,  o sinal é fraco, mas não há que enganar é subir a serpenteada estrada e, de súbito,  do nosso lado esquerdo eis que lá está ela, no cimo de uma vereda,   como que envergonhada,  aconchegada entre montes e vales,  a linda  Aldeia de Talasnal.


Mais um pouco e é hora de estacionar o carro, explorar a aldeia  que já não está tão esquecida como em tempos idos em que chegou a ser uma aldeia fantasma.
Descemos a imensa escadaria lembrando-nos que é preciso  subi-la e  não posso deixar de pensar nos seus habitantes, alguns ( a maioria, suponho ) de idade avançada percorrendo aquela escadaria e as ruas estreitas e sinuosas... há lá melhor ginásio...


Embrenha-mo-nos nesta amplidão de xisto e espiando aqui e acolá, entre muros e ruas estreitas, descobrimos uma aldeia dos anos vinte e trinta. Nessa altura,  a distancia entre a Lousã e Talasnal  era enorme, como tal, os seus habitantes ali nasciam, ali pereciam ... sendo conhecidos como "Gentes da Serra "






 Visita terminada seguimos em busca de outra aldeia, que um amigo nos indicou. Cerdeira  Voltamos a percorrer a sinuosa estrada de amarelo colorida tal tela pintada pelo vento que a flor da mimosa derrubou



A entrada a bonita Capela , descemos o caminho de xisto até um pequeno regato e admiramos o casario que se estende lá em baixo.
O dia findava e ainda havia que passar pela  Vila de Góis a fim de visitar a família... Ficou prometido um regresso, permanecer numa destas aldeias, palmilhar alguns dos seus trilhos pedestres  e descobrir estes recantos de Portugal.


É sábado e os jovens aproveitam para a prática de desporto, faço uns cliks  e seguimos


Já em Góis e após visitar  todos os familiares, guardo alguns momentos para recordar.
Góis tem muito a oferecer ao visitante. O rio Ceira e a sua paisagem circundante fazem as delicias dos amantes da natureza.
A vila,  possui um largo património cultural. Um belíssimo lugar que merece sem duvida um post só seu.


Perspectiva de Góis


Largo do Pombal e Igreja da Misericórdia



Fonte do Pombal


Largo do Pombal




Rio Ceira